Página inicial > Júlio de Castilhos > Projeto Horta Mandala do Iffar - Campus Júlio de Castilhos faz doação de hortaliças para entidades do município.
Notícias Júlio de Castilhos

Publicado em Segunda, 22 de Abril de 2019, 19h41 | por Gabinete JC | Voltar à página anterior

Na última quinta feira (18), O projeto Horta Mandala entregou hortaliças ao  Hospital Bernardina Salles de Barros e, ao Lar Recanto do Amanhecer.

As hortaliças são produzidas no campus do IFFAR através do projeto Horta Mandala  . Esta horta, implantada desde 2017, já gerou muitas atividades no campus. É um local para o desenvolvimento de práticas de produção de hortaliças a baixo custo e para a realização de dias de campo internos e aulas práticas.

No ano de 2018, com a produção desta horta, foi desenvolvido o projeto “Feirinha da Honestidade”, em que as hortaliças são comercializadas sem a presença de um vendedor, ou seja, o próprio consumidor realiza o pagamento em uma caixinha e escolhe seu o troco apresentando, assim,  resultados muito positivos.

Em 2019, a equipe integrada pela coordenadora, professora Laís Martinkoski , pelas as estudantes Kátia Vestena e Thalia Monteiro  e pelo servidor Técnico Agrícola Marcos Jovanovichs ,decidiu que a produção da horta será destinada a doações para diferentes entidades em Júlio de Castilhos.

Além do projeto da Horta Mandala, há ainda, outros projetos na área de Agroecologia que geram produção de alimentos no Campus.  A produção excedente , será doada para as entidades locais e outros projetos internos, entre estes, o  “Sistema Agroflorestal – SAF” do Campus. O SAF  visa produzir na mesma área hortaliças, plantas medicinais, frutas como banana e citrus, aliadas a espécies arbóreas como palmito, erva-mate e eucalipto.

Para o NEA Arapuã, “este tema vem sendo alvo de estudo em diversas instituições e esta cada vez mais difundido, sendo importante aos nossos estudantes s e as comunidades acadêmica e externa conhecer alternativas à monocultura da soja na região. Assim, toda a equipe do Núcleo de Estudos em Agroecologia – NEA Arapuá convida a comunidade a conhecer estes locais visitando o campus.