Página inicial > Jaguari > Alunos do IFFAR Campus Jaguari ganham destaque em competição de robótica impulsionados pela experiência em um projeto de extensão tecnológica.
Notícias Jaguari

Publicado em Terça, 28 de Novembro de 2023, 09h34 | por Ascom Jaguari | Voltar à página anterior

Durante os meses de julho a novembro de 2023, foi realizado o projeto de extensão sobre a Inserção da Programação no Processo Formativo Escolar Básico, organizado pelos professores do eixo tecnológico de Controle e Processos Industriais do IFFAR Campus Jaguari e coordenado pelo professor Leonardo U. Iurinic.

Turmas do oitavo e nono ano do Ensino Fundamental participaram de minicursos presenciais oferecidos nas escolas estaduais Lucas Araújo, Cândido Genro, João Eduardo Witt Schmitz e São José, nos municípios de Santiago e Jaguari. Nos minicursos, foram abordados os fundamentos da programação, com ênfase na robótica, através de uma abordagem prática, visando explorar o potencial educacional da plataforma Arduino. O projeto contou com a valiosa participação de quatro alunos bolsistas do curso técnico integrado em Sistemas de Energia Renováveis: Gabriel Bruckmann, Lorenzo Sudati, Mirella de Oliveira e Michelle Migliorin.

Aproveitando o conhecimento e a experiência adquirida durante a realização do projeto, as alunas Mirella e Michelle se juntaram à equipe composta pelos alunos Henrique Della Flora Amorim Afonso, Breno Pizzolatto Pires e João Vitor Shiefelbein Menezes, participantes do projeto de pesquisa coordenado pelo professor Henrique Tamiosso Machado, intitulado "Desenvolvimento de um Robô Educacional para Competições de Robótica". Esses alunos montaram dois robôs e participaram da competição de robótica Maria Cup, organizada pelo grupo de pesquisa em robótica Taura Bots, que ocorreu no sábado, 18 de novembro de 2023, nas instalações do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM). Eles competiram nas categorias de Robô Gladiador e Seguidor de Linha Lego, conquistando o terceiro lugar nesta última categoria. Algumas fotografias do projeto de extensão e da competição de robótica estão disponíveis nesta página.

Assunto(s):