Página inicial > Jaguari > Seminário Regional de Educação do Campo é realizado no Campus Jaguari do IFFar
Notícias Jaguari

Seminário Regional de Educação do Campo é realizado no Campus Jaguari do IFFar

Publicado em Segunda, 05 de Dezembro de 2016, 08h54 | por Ascom Jaguari | Voltar à página anterior
Nos dias 25 e 26 de outubro, o Instituto Federal Farroupilha Campus Jaguari sediou o "I Seminário Regional de Educação do Campo: Reflexões e práticas no atual contexto da Educação do e no Campo". O SIFEDOC, como é popularmente conhecido, objetivou trazer à baila debates relativos ao ensino, pesquisa e extensão e de práticas educativas de espaços escolares e não escolares da Educação do e no Campo.
           No primeiro dia, debateu-se sobre o "Cenário da Educação Brasileira e da Educação do Campo na atualidade", refletiu-se sobre "a prática da Pedagogia da Alternância na prática" e, em seguida, alguns representantes das coordenações de cursos de Licenciatura em Educação do Campo do Rio Grande do Sul e de algumas escolas no campo dialogaram sobre suas potencialidades e desafios.
          No segundo dia, a questão da manhã foi "o sistema de produção e manejo ecológico", e também, "controle biológico: uma possibilidade de agricultura sustentável". No turno da tarde, várias oficinas teórico práticas foram ofertadas aos participantes, dentre elas: "pesquisa socioantropológica: conhecer para transformar", "fotografia: um objeto que se propõe diversos sentimentos", "O teatro como ferramenta para valorizar a identidade do Campo no contexto escolar", entre outras.
          O SIFEDOC se constitui como um espaço permanente de produção teórica e prática da e sobre a Educação do Campo, visando a qualificar os processos educativos. Permanente, porque o SIFEDOC Regional caracteriza-se como um evento itinerante preparatório para o SIFEDOC Internacional que acontecerá em Erechim, promovido pela Universidade Federal Fronteira Sul, nos dias 29 a 31 de março de 2017. Link para o evento: http://iiisifedocerexim20.wixsite.com/iiisifedoc