Página inicial > Jaguari > IFFar organiza medidas para garantir segurança da comunidade acadêmica.
Notícias Jaguari

IFFar organiza medidas para garantir segurança da comunidade acadêmica.

Publicado em Sexta, 14 de Abril de 2023, 14h19 | por Ascom Jaguari | Voltar à página anterior

O IFFar - Campus Jaguari repudia veememente a disseminação de fake News (notícias falsas) em mensagens de áudio e vídeo sobre ataques à nossa instituição. Todas as nossas unidades do IFFAR estão funcionando na mais perfeita normalidade, sem nenhum fato que confirme situações ocorridas em outras regiões do país. Aproveitamos para informar que também a nossa unidade, tanto na sede do campus, como no Centro de Referência em Santiago, contamos com vigilância 24 horas, presencial e remota, com toda a área cercada e sistema de monitoramento que abarcam todo o território institucional. E, que estamos atentos e zelosos pela segurança e integridade de todos nossos discentes e servidores. Solicitamos à comunidade educativa de nossa unidade que monitore, avalie com cuidado e responsabilidade, e, não compartilhe notícias falsas, vídeos ou imagens que estimulem/incentivem situações de violência, de qualquer natureza, que possam potencializar sensação de insegurança e medo. Sabemos que a paz é uma opção de vida e a violência decorre da insuficiência/inabilidade comunicacional. Vivemos contextos culturais de ojeriza às diferenças, às minorias, às alteridades e de arbitrariedade conceitual de opacidade do outro, relegando-o à condição de obO IFFar também lançou a campanha “Não se cale”, incentivando a comunidade acadêmica a compartilhar informações sobre quaisquer suspeitas de possíveis ameaças e ataques contra a segurança da instituição. Com esse intuito, cartazes indicando os setores responsáveis pelo recebimento imediato de denúncias foram afixados em áreas comuns nos campi.jeto. Uma sociedade mais solidária, mais justa e humana, renasce de escolhas cotidianas pautadas na solidariedade, na empatia assimétrica, no respeito, na reverência às diferenças e no diálogo exaustivo. A Rede Federal pauta-se na mística da inclusão, no reconhecimento da ciência e da tecnologia como estratégias de promoção da vida e da dignidade humana, e na formação Omnilateral (cuidar de todas as dimensões de todas as pessoas) para que o conhecimento produza novas formas e modos de relações com as pessoas, com o mundo, com o universo do trabalho e com a pluriversalidade da cultura que deve ser sempre interpretada, compreendida, explicada e transformada.

Por gentileza, mais paz, por favor!

Cartaz campanha nao se cale 800x800 equal

Não se cale! Se você está ciente de possíveis ameaças e ataques contra a escola, comunique imediatamente!

Informe à gestão de sua unidade a presença de pessoas com comportamento atípico ou movimentações estranhas no interior do campus e seu entorno.

Outros canais de denúncia podem ser acionados:

- Por telefone: Polícia Civil 197 e Secretaria de Segurança Pública 181;
- Por WhatsApp: Polícia Civil do RS (51) 98444-0606;
- Ministério da Justiça e Segurança Pública em parceria com SaferNet Brasil https://www.gov.br/mj/pt-br/escolasegura

Ressalta-se que disseminar notícias falsas em redes sociais é crime passível de punição de 15 dias a seis meses de prisão.

Matérias, pesquisas, artigos e cartilhas sobre violência podem ser acessadas na página do Comitê de Não Violência do IFFar.

Assunto(s):