Página inicial > Jaguari > Inscrições Abertas para o Curso Técnico em Sistemas de Energia Renovável Subsequente
Notícias Jaguari

Publicado em Sexta, 11 de Novembro de 2016, 11h39 | por Ascom Jaguari | Voltar à página anterior

Estão abertas até 12 de dezembro, as inscrições para o Processo Seletivo 2017 dos cursos técnicos subsequentes do IFFar, ofertados para quem está concluindo ou já concluiu o Ensino Médio.

Confira o edital com todas as informações.

São ofertadas 795 vagas em 10 campi, para ingresso em 2017.

O Campus Jaguari, do Instituto Federal Farroupilha oferta o Curso Técnico Subsequente em Sistemas de Energia Renovável. São 35 vagas.

Curso Técnico em Sistemas de Energia Renovável Subsequente

O Curso Técnico em Sistemas de Energia Renovável tem como objetivo formar profissionais capacitados a executar o projeto, a instalação e a manutenção de sistemas de energia renovável domiciliares e comerciais, em concessionárias e distribuidoras de energia e em órgãos da administração pública.

Ao final do curso, espera-se que o estudante seja capaz de –planejar o dimensionamento de sistemas de energia renovável domiciliar e comercial; selecionar e instalar um sistema de energia renovável que melhor se adapte a cada edificação; analisar as necessidades de substituição ou de atualização tecnológica de equipamentos.

–Analisar os impactos econômicos, sociais, políticos e ambientais da atividade; descrever o funcionamento de sistemas de proteção para instalações elétricas;– conhecer características e propriedades de materiais usados nas aplicações das diferentes formas de energia renovável; conhecer técnicas de instalação e manutenção de instrumentos de sistemas de energia renovável; –descrever o dimensionamento de pequenos amplificadores transistorizados.

–Descrever e classificar os fenômenos meteorológicos; conhecer e aplicar os princípios físicos da termodinâmica que ocorrem na utilização da energia; –conhecer e especificar a utilização de diodos e transistores e identificar e explicar os efeitos naturais e sazonais que podem influenciar na produção de energia renovável.

Na sua grade curricular,  o curso apresenta disciplinas como Informática Aplicada, Eletricidade, Eletrônica, Bicombustíveis, Instalações Elétricas, Energia solar fotovoltaica e térmica entre outras.

Projeto Pedagógico: Acesse

Inscrições

Não há cobrança de taxa de inscrição. O processo de inscrição será realizado somente via internet, pelo site do Processo Seletivo 2017.

O Processo Seletivo prevê reserva de vagas para pessoas com deficiência e estudantes de escolas públicas. A seleção tem como critério de classificação a nota do Enem. Por isso, para concorrer, o candidato deverá ter realizado o exame em 2014, 2015 ou 2016.

Cursos ofertados por campus

Campus Alegrete