Página inicial > Jaguari > Projeto de extensão: “Inserção da Programação no Processo Formativo Escolar Básico”
Notícias Jaguari

Publicado em Quinta, 11 de Novembro de 2021, 11h17 | por Ascom Jaguari | Voltar à página anterior

Na manhã desta quarta-feira, os professores Adriano, Klaus e Marco Boaski realizaram o Projeto de extensão: “Inserção da Programação no Processo Formativo Escolar Básico” na EEEF Lucas Araújo de Oliveira, em Santiago.

O projeto almeja promover, por meio da plataforma de prototipagem eletrônica Arduino, a difusão dos conhecimentos referentes às possibilidades tecnológicas que surgem por meio dos dispositivos lógico programáveis. Para tanto, a oferta destes minicursos ocorre em turmas do ensino fundamental, oportunizando a criatividade e a aprendizagem de modo lúdico.

São vários os espaços oportunizados pelo Arduino onde a inventividade pode aflorar: nos movimentos coordenados de uma garra robótica; em uma janela automática que fecha quando na presença de chuva; na simples temporização de uma sinaleira, dentre outros. Portanto, abre-se um leque de possibilidades onde pode-se contribuir com o ensino básico, utilizando-se do meio tecnológico para tanto. Além disso, almeja-se salientar aos estudantes as possibilidades decorrentes dos conteúdos trabalhados na escola, uma vez que, frequentemente, em sistemas programáveis, recorre-se a tópicos de cunho físico e matemático. Assim, reforça-se o sentimento de pertencimento à escola, bem como, aos estudantes, o protagonismo na busca pelo conhecimento.