Página inicial > Jaguari > Força para a mulher empreendedora é no IFFar Campus Jaguari!!!
Notícias Jaguari

Força para a mulher empreendedora é no IFFar Campus Jaguari!!!

Publicado em Quarta, 29 de Setembro de 2021, 10h31 | por Ascom Jaguari | Voltar à página anterior

O IFFar - Campus Jaguari desenvolve ações de auxílio para micro e pequenas empreendedoras dos municípios de Jaguari e Santiago. O projeto Mulher Empreende +, aprovado e financiado pelo Edital Nacional IF Mais Empreendedor, constitui-se de uma ação que está auxiliando micro e pequenas empresas, gerenciadas por mulheres e impactadas pela pandemia da COVID-19. A atividade, proposta e coordenada pela professora Deise Dickel, visa repaginar as estruturas de negócios locais, com especial ênfase na segmentação do mercado de clientes, marketing e posicionamento digital.

Reunião dignóstica

Para auxílio contínuo junto às empresas, a docente conta com uma equipe de bolsistas, estudantes do Campus Jaguari, os quais atuam como consultores personalizados, vivenciando situações e demandas reais do mercado de trabalho. São eles: Alexandre Colpo (Técnico em Sistemas de Energia Renovável Integrado), Cícero Calbar (Técnico em Administração Subsequente), Millene Chaves (Técnico em Administração Subsequente), Nathaly Menezes (Técnico em Sistemas de Energias Renováveis Integrado), Pedro Henrique Tozetto (Técnico em Agricultura Integrado) e Vandieli Oliveira (Técnico em Administração Subsequente). As atividades de consultoria vêm sendo desenvolvidas desde o mês de junho com término previsto para dezembro de 2021.

Vale destacar que essa consultoria é totalmente grátis, basta que as empresas participantes estejam inscritas no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). No município de Jaguari, participam as seguintes empresas: L. Ferrari dos Santos Eirelli-ME (@lojaworks_), Loja Guerra Comércio de tecidos e confecções LTDA (@loja_guerra), GZ Jeans LTDA-ME (@ciadojeansjaguari) Espaço Cassandra Oliveira (Cassandra_oliveira_hairs) GZW Clínica Integrada e Odontológica (@cauzzo_jaguari). No município de Santiago as empresas são: Sedução Moda Íntima (@seducaostgo), Papelaria Da Bento (@dabentopapelaria), Joalheria Metal Nobre (@metalnobresantiago), Casa da Arte Santiago (@casadaartesantiago), e Fernanda Machado Massoterapeuta.

Em razão dos cuidados relativos à pandemia, os encontros entre empresárias e equipe de consultores são realizados usando meios digitais, com o Google Meet.

O encontro de abertura do projeto contou com a participação da Direção geral, Direção de Pesquisa, Extensão e Produção do Campus Jaguari, entidades empresariais, empreendedoras locais, coordenadora do projeto e alunos bolsistas. Já Foram realizadas atividades de diagnóstico em cada empreendimento, focando nas principais dificuldades enfrentadas por cada um, e na elaboração de um plano de ação para atender às principais dificuldades. Até o momento, já foram realizadas quatro (04) encontros, os quais abordaram diferentes ferramentas de gestão, visando auxiliar as empreendedoras a compreender melhor seu negócio, seus clientes, bem como as demandas do comércio digital no pós-pandemia. Após cada encontro formativo, os/as alunos bolsistas seguem auxiliando as empreendedoras a colocar em prática os conhecimentos adquiridos, dando suporte às dúvidas e dificuldades de cada uma. Semanalmente acontecem reuniões de alinhamento das atividades e planejamento de novas ações.

Os participantes destacam que o aprendizado tem sido mútuo. A bolsista Vandieli Oliveira afirma que está aprendendo muito com o projeto, e que passou a ver o empreendedorismo feminino com outros olhos: “é notável a força que as empreendedoras precisam ter para se reinventar”. O bolsista Pedro Tozetto acrescenta: “com o projeto eu aprendi como me organizar melhor, fazer diversas coisas e criei outro olhar para o empreendedorismo. Acho que este projeto veio na hora certa”. Ainda, o bolsista Cícero Calbar relata que: “com o projeto estou aprendendo muito, a ter empatia e conhecer melhor o empreendedorismo, usando estratégias em meu dia a dia para meu crescimento pessoal e profissional”.

Já as empreendedoras estão tendo acesso a conhecimentos e ferramentas novas, como destaca Cristina Barcelos Pinto e suas associadas da Casa da Arte de Santiago: “O Projeto Mulher Empreende + ajudou-nos até agora a ter uma visão mais ampla sobre nosso negócio. Somos um grupo na Casa da Arte e muito dos conteúdos não tínhamos conhecimento. Está ajudando a alavancar as vendas tanto na loja física quanto online”.

A equipe organizadora do projeto agradece o apoio das entidades representativas ACI (Jaguari) e Centro Comercial Empresarial (Santiago) pela colaboração na mediação ao acesso das empresas interessadas.

Para ir além:

Quer saber mais? Visite o Instagram do projeto: @mulherempreendemais

Sua empresa participaria de projeto similar? Entre em contato pelo E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Quer participar de ações como está em nossos cursos? As inscrições para cursos técnicos no IFFar Campus Jaguari estão abertas!

Acesse o link: https://ingresso.iffarroupilha.edu.br/