Página inicial > Jaguari > Colegiado de Campus do IFFar Campus Jaguari tomou posse.
Notícias Jaguari

Colegiado de Campus do IFFar Campus Jaguari tomou posse.

Publicado em Quinta, 23 de Setembro de 2021, 14h36 | por Ascom Jaguari | Voltar à página anterior

Na resolução nº 5 do CONSUP/IFFar, de 26 de abril de 2019, em seu Artigo 2º, temos a definição do papel do Colegiado de Campus como “órgão de assessoramento à Direção Geral do Campus que tem como principais objetivos colaborar para o aperfeiçoamento do processo educativo e zelar pela correta execução das políticas do IFFar”.

Enquanto instituição de Ensino, nosso papel humano e social é promover o desenvolvimento das comunidades de Jaguari e Santiago pelo viés do conhecimento. Entendemos que sempre devemos incentivar em nossa práxis, o movimento de autodeterminação para Explicar e Mudar o mundo. Oportunizar às pessoas condições técnicas, científicas e tecnológicas de compreender, explicar e transformar a realidade. Cidadania Ativa como resultado de uma formação integral, interdisciplinar e crítica.

foto1

Os Órgãos Colegiados têm esse papel fundamental de estimular e constituir a democratização das relações e processos, fortalecer e difundir iniciativas que consolidem no cotidiano a democracia, tendo em vista que ela é construção perene. Toda e qualquer iniciativa de empoderamento pelo viés do conhecimento visa melhorar nossos contextos. O acesso livre e democrático ao saber e às decisões que impulsionam a técnica, a ciência e a tecnologia devem ser empreendimento constante. Isso porque ensinar não é ensinar os conteúdos e abstrações, mas levar a reflexão sobre o que foi pensado, dito, feito e produzido. Ensinar a ler como forma de melhorar o ser, ensinar a escrever como modo oportuno de escrevermos uma nova história. Ensinar a dizer como estratégia de prevenção das violências e autocracias. Ler, escrever e dizer são condições do ser e possibilidade da cidadania ativa e efetiva.

As nossas ações enquanto instituição de Ensino é exercitar a inesgotável arte de ensinar, como condição e suporte para que todas as nossas ações e serviços resultem em acesso, permanência e êxito de nossos discentes. E, esse triplo movimento decorre de boas práticas e ações de extensão, ensino e pesquisa, como potencialidades de concretizarmos o projeto de ensino público, gratuito e de qualidade, sobretudo, àqueles que a vida e os contextos não deram oportunidade devida.

A primeira definição de democracia foi a de falar em público. Para o universo grego, na antiguidade, o discurso retórico, tão conclamado no pensador Aristóteles, inclusive na sua obra Política,  a cidadania é decorrência dos se dispõem a falar em público. Aqueles que não se manifestavam publicamente sobre suas demandas, não tinham o status de cidadania. Desejamos que esta experiência coletiva de Colegiado de Campus possa nos habilitar para a prática do livre exercício do pensamento crítico da noção de representatividade, para enquanto membros, possamos não apenas exercermos a experiência da colegialidade nas decisões e debates, mas sermos espaço e condição de multiplicadores da cidadania ativa.

Por isso, é importante a participação do sindicatos de Santiago e Jaguari, bem como da presença do vice-prefeito de Jaguari que representarem suas localidades, possam nos auxiliar, no sentido de ajustarmos nossas ações e processos ao nosso papel humano e social do atendimento das demandas reais e urgentes destas comunidades.  Obrigado aos membros que tomam posse pelo pronto acolhimento e apoio ao nosso campus em suas tomadas de decisões e planejamentos neste biênio.

Urge também externar formalmente aos membros do Colegiado  de Campus que cumpriram seus mandatos, o nosso mais sincero agradecimento pela dedicação dispendida no auxílio prestimoso para assessorarem a gestão do campus no contínuo e necessário processo  de qualificação de nossos setores e serviços.

Agradeço aos que estiveram nos últimos dois anos como membros deste Colegiado, e aproveito para desejar, aos novos membros que tomaram posse em 26 de agosto de 2021, em cerimônia virtual, uma excelente gestão, um profícuo e enriquecedor trabalho a todos nós na condução dos processos e demandas do IFFar Campus Jaguari na Gestão 2021/2022.

Tomaram posse nesta data:

Representantes Docentes

ADRIANO CAVALHEIRO MARCHESAN