Página inicial > Jaguari > IFFar retoma atendimento psicológico a distância a estudantes em novo formato
Notícias Jaguari

IFFar retoma atendimento psicológico a distância a estudantes em novo formato

Publicado em Terça, 21 de Setembro de 2021, 09h14 | por Ascom Jaguari | Voltar à página anterior

O IFFar retomou o atendimento psicológico a distância a estudantes da instituição em um novo formato. O serviço estava temporariamente suspenso desde julho para reformulação da sistemática dos atendimentos.

atendimento psicológico

Nas unidades onde há um profissional da psicologia (campi Alegrete, Júlio de Castilhos, Panambi, São Borja e São Vicente do Sul), o atendimento será encaminhado via e-mail, conforme já era realizado antes das atividades remotas. O encaminhamento pode ser feito tanto por estudantes quanto por servidores.

Nas unidades onde não há um profissional da psicologia (campi Frederico Westphalen, Jaguari, Santa Rosa, Santo Ângelo, Santo Augusto e Uruguaiana), o atendimento deverá ser solicitado através deste link. Nessas unidades, os encaminhamentos só poderão ser feitos por servidores. Os estudantes terão que solicitar a um servidor técnico-administrativo em educação ou docente para que preencha o formulário. Esses estudantes terão seus nomes inseridos na planilha de acompanhamento. Os servidores que fizeram o encaminhamento receberão informações sobre a evolução do atendimento.

Nesse novo formato, haverá um processo de triagem, ou seja, todas as solicitações via formulário, antes de serem enviadas aos psicólogos, passarão por um profissional da psicologia a fim de verificar se será dada continuidade à solicitação ou se pode ser resolvida por outro setor da instituição.

Os psicólogos da instituição explicam que não serão realizados atendimentos de psicoterapia, mas de uma escuta qualificada, pontual, buscando pensar, junto com o(a) atendido(a), estratégias e alternativas de enfrentamento ao que está causando sofrimento.

O IFFar disponibiliza atendimento psicológico a distância desde abril de 2020. A iniciativa foi planejada pelo Comitê de Saúde Mental e Qualidade de Vida em tempos de Covid-19 do IFFar com o objetivo de seguir o atendimento psicológico realizado presencialmente e atender a possíveis implicações emocionais causadas pelo isolamento social e pelas mudanças na rotina durante a suspensão das atividades presenciais.