Página inicial > Gabinete da Reitora > Forproex e Foripes-RS buscam orçamento emergencial para mitigar impactos dos eventos climáticos extremos no RS
Notícias Gabinete

Publicado em Quinta, 23 de Mai de 2024, 13h55 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O Fórum de Pró-reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex) e o Fórum de Reitores(as) das Universidades Públicas e Institutos Federais do Rio Grande do Sul (Foripes-RS) encaminharam ofício ao Ministro da Educação, Camilo Santana, solicitando um orçamento emergencial de R$ 30 milhões para atividades de extensão em virtude dos eventos climáticos ocorridos nas últimas semanas no Rio Grande do Sul.

Anexos:

Capa fóruns orçamento

A iniciativa visa financiar projetos que possam mitigar os impactos e auxiliar na recuperação das áreas afetadas em virtude dos eventos climáticos extremos ocorridos nas últimas semanas no estado.

O ofício, em nome das 165 instituições do FORPROEX e das 11 instituições do Fórum de Reitores, destaca a grave situação enfrentada por diversos municípios gaúchos, que sofreram com enchentes sem precedentes nos últimos meses. As entidades argumentam que uma resposta ágil e eficaz é essencial para mitigar os impactos dessas catástrofes.

O orçamento solicitado será destinado ao desenvolvimento de uma série de projetos de extensão, entre os quais destacam-se:

1. Apoio Psicossocial às Vítimas: Serviços de suporte psicológico e social às famílias afetadas.
  2. Redes de Apoio Psicológico Online: Desenvolvimento de plataformas para suporte psicológico remoto.
  3. Educação Comunitária e Planos de Evacuação: Programas para preparar a população para emergências.
  4. Resgate e Cuidado de Animais: Programas de resgate e cuidado de animais domésticos e de rua.
  5. Avaliação de Danos Estruturais: Inspeções e orientações para reparos em estruturas danificadas.
  6. Programas de Apoio aos Idosos: Atividades adaptadas para manter a saúde física e mental dos idosos.
  7. Atividades Físicas e Esportivas: Promoção de atividades físicas e eventos esportivos para as vítimas.
  8. Prevenção de Doenças: Projetos de vacinação e distribuição de kits de higiene.
  9. Capacitação de Pessoas em Privação de Liberdade: Oficinas educativas e de capacitação para reinserção social.
  10. Gestão de Resíduos Pós-Enchente: Workshops sobre correta disposição e reciclagem de resíduos.

Além desses, outros projetos incluem a criação de aplicativos de alerta para enchentes, capacitação de voluntários, instalação de sistemas de purificação de água, e desenvolvimento de planos de reconstrução sustentável.

As entidades ressaltam que essas ações reforçam a função das instituições de ensino superior de contribuir diretamente com a comunidade, especialmente em momentos críticos. A distribuição do orçamento emergencial será baseada no número de estudantes de cada instituição, envolvendo despesas com bolsas estudantis, transporte e materiais necessários para a execução dos projetos.

A colaboração entre o Ministério da Educação e as instituições de ensino superior é vista como crucial para a recuperação das áreas afetadas e para fortalecer a resiliência das comunidades frente a futuras adversidades. A carta finaliza solicitando uma resposta positiva e rápida do ministro para que as ações emergenciais possam ser iniciadas o mais brevemente possível.

Confira o ofício na íntegra no anexo.

Assessoria de relações públicas