Página inicial > Frederico Westphalen > Crônicas produzidas por alunos estão disponíveis no site da biblioteca
Notícias Frederico Westphalen

Crônicas produzidas por alunos estão disponíveis no site da biblioteca

Publicado em Quinta, 28 de Junho de 2018, 12h13 | por ASCOM Frederico Westphalen | Voltar à página anterior

Captura de Tela 2018 06 28 às 11.50.34 2

Estão on-line, desde a manhã de quinta-feira, 28/06, crônicas selecionadas de alunos de primeiro ano de Ensino Médio Integrado do IFFar/FW. As crônicas foram produzidas no âmbito da disciplina de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, sob orientação do professor César Augusto González. Os textos foram publicados no blog da Biblioteca do IFFar/FW, coordenada pelo bibliotecário Frederico Cutty Teixeira.

Crônicas são textos narrativos construídos a partir da experiência do autor e que promovem algum tipo de reflexão sobre a história narrada. Os textos publicados, portanto, versam sobre as experiências dos alunos de primeiro ano de Ensino Médio Integrado, principalmente no meio escolar. Apesar disso, há variados temas: desde a frustração do sonho de se tornar jogador de futebol até a dedicação aos animais de rua e o enfrentamento das consequências do abuso de álcool.

É importante lembrar, contudo, que crônicas são Literatura e, como tal, não têm compromisso com os fatos e a verdade. Como toda Literatura, crônicas partem dos fatos cotidianos, mas não se limitam a eles. Para citar o famoso o teórico da Literatura Tzvetan Todorov, “mais densa e mais eloquente que a vida cotidiana, mas não radicalmente diferente, a Literatura amplia o nosso universo, incita-nos a imaginar outras maneiras de concebê-lo e organizá-lo.” (TODOROV, 2014, p.23).

Ainda em processo de revisão e reelaboração, outras crônicas estão sendo produzidas para ampliar ainda mais a exposição do trabalho dos alunos. Em breve, novos textos serão publicados no blog, solidificando a parceria e a integração entre as disciplinas das Linguagens com a Biblioteca do IFFar/FW.

Link para o website da Biblioteca: http://www2.fw.iffarroupilha.edu.br/biblioteca/
Link para as crônicas dos alunos: http://www2.fw.iffarroupilha.edu.br/biblioteca/cronicas-iffar-fw/
TODOROV, T. A Literatura em perigo. 5ª. ed. Rio de Janeiro: DIFEL, 2014.