Página inicial > Frederico Westphalen > Curso básico de Libras é realizado no IFFar/FW
Notícias Frederico Westphalen

Curso básico de Libras é realizado no IFFar/FW

Publicado em Segunda, 30 de Outubro de 2017, 14h47 | por ASCOM Frederico Westphalen | Voltar à página anterior

DSC 0081

Promover o conhecimento e a qualificação dos servidores, do Instituto Federal Farroupilha Campus Frederico Westphalen, em relação à mediação comunicativa com pessoas surdas amenizando as barreiras de comunicação provenientes do desconhecimento acerca da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), constitui o principal objetivo do SinaLibras: curso básico de Libras.

O curso é oriundo de um projeto vinculado ao Programa Institucional de Desenvolvimento – PID 2017 do IFFar, ministrado pela Docente de Educação Especial e Coordenadora de Ações Inclusivas do campus, Graciela Fagundes Rodrigues. As aulas foram semanais, iniciaram em maio e o término foi na sexta-feira, 27 de outubro, totalizando uma carga horária de 20h. Participaram do Curso três docentes, três técnicos administrativos e um acadêmico do Curso de Administração.

Os conteúdos desenvolvidos no curso, envolveram desde aspectos teóricos como a história dos surdos e da língua de sinais, legislação, vocabulário, iniciando do alfabeto, números, palavras do contexto do campus (Cursos e espaços), verbos, entre outras.

Devido ao interesse de vários servidores e estudantes pelo curso, existe a possibilidade da realização de mais edições para o primeiro semestre de 2018, planejado em horários alternativos como o intervalo do almoço e final de tarde, contemplando as possibilidades da comunidade interna. Além disso, planeja-se a realização de um curso de Libras aberto ao público externo no formato de projeto de extensão.