Página inicial > Frederico Westphalen > Dia Nacional do Surdo - Histórias e vivências do IFFar/FW
Notícias Frederico Westphalen

Dia Nacional do Surdo - Histórias e vivências do IFFar/FW

Publicado em Segunda, 25 de Setembro de 2017, 16h25 | por ASCOM Frederico Westphalen | Voltar à página anterior

Damiana Fátima Abreu da Rosa aluna do Curso Técnico Informática Integrado

A aluna Damiana Fátima Abreu da Rosa estuda no curso Técnico Informática Integrado do Instituto Federal Farroupilha Campus Frederico Westphalen. Ela utiliza o Sistema de Frequência Modulada – FM que é um microfone sem fio que transmite o som diretamente para o aparelho de amplificação sonora individual (AASI) através de frequência de rádio. Damiana que é de Palmitinho e tem 16 anos nos conta um pouco de seu cotidiano.

capa

Tu nasceste com perda auditiva? Conte um pouco como foi tua infância e adolescência?

Não, minha mãe descobriu minha perda quando foi fazer alguns exames em um otorrino. Minha infância e adolescência foram normais.

Estudaste em que escola(s)? Quais as lembranças do tempo de escola que mais te marcaram?

Estudei na escola E.M.E.F. Castro Alves. A lembrança que mais me marcou foi quando tive que ir para a escola com o aparelho auditivo e sofri muito preconceito chegando a implorar para minha mãe me tirar da escola.

Desde quando utilizas a Sistema FM? Como conheceu este Sistema?

Eu utilizo desde os 7 anos, minha mãe recebeu uma ligação com informações sobre o aparelho Sistema FM então um professor explicou como funcionaria.

Tiveste ou tens barreiras na comunicação com as pessoas? Caso sim, quais são as principais?

Não. Mas acho engraçado o fato das pessoas acharem que sou surda e ficam gritando ao meu lado.

O que o Sistema FM representa para ti?

Uma boa ajuda, pois facilita a explicação e a compreensão da explicação dos professores.

Por que você se interessou em fazer o curso de Informática no IFFar Campus Frederico Westphalen?

Ouvi falar muito bem da escola tanto o ensino médio quanto o técnico, acho que foi por isso que me interessei. Mas resolvi vir mesmo quando uma professora do ensino fundamental disse que não conseguiria passar. E olha só to aqui.

Como está se sentindo fazendo este Curso ?

Gosto do curso, mas não é uma área que gostaria de seguir.

Quais teus planos para o futuro?

Fazer uma faculdade de Direito.

O que te deixa mais feliz? Por quê?

Sair com os amigos, gosto de me divertir.

Se pudesse fazer um pedido à sociedade sobre as questões que envolvem as pessoas com deficiência auditiva, que pedido seria esse?

POR FAVOR APRENDAM A DIFERENCIAR DEFICIENTE AUDITIVO COM PESSOAS SURDAS. E NÃO FIQUEM GRITANDO OBRIGADA.

Letícia de Fátima da Rosa acadêmica do Curso Bacharelado em Administração

A aluna Letícia de Fátima da Rosa estuda o Curso Bacharelado em Administração no Instituto Federal Farroupilha Campus Frederico Westphalen. Ela utiliza a Libras - Língua Brasileira de Sinais e conta com uma intérprete de Libras em sala de aula. Conheça mais sobre a história de Letícia.

capa 1

Tu nasceste surda ou perdeste a audição? Conte um pouco como foi tua infância e adolescência?

Sim, eu nasci surda. Minha mãe me ajudava muito para entender o alfabeto e também a escrita. Na escola eu brincava mas tinha dificuldade de aprender, aprendi somente a comunicação básica.

Quais as lembranças do tempo de escola que mais te marcaram?

Quando eu frequentei a APAE, eu tinha 5 amigos e era muito divertido. Tinha uma professora que ficava brava pelas brigas dos outros mas eu me comportava. Eu era feliz dentro da APAE aprendendo, apesar das dificuldades.

Desde quando utilizas a Libras - Língua Brasileira de Sinais? Onde aprendeste?

Com 17 anos fui para Santa Maria encontrei moço que também era surdo aí então conhecemos mais algumas pessoas com as mesmas dificuldades e iniciamos um curso de libras lá.

Como te comunicas com teus familiares, amigos, colegas de trabalho e de curso?

Me comunico por meio de minha irmã e sinais, lá em casa não é usado a comunicação em libras.

O que a Libras representa para ti?

A Libras é muito importante, pois na faculdade estou aprendendo muito e conseguindo ler e escrever. Estou conseguindo aprofundar a libras agora.

Por que você se interessou em fazer o curso de o Curso de Administração no IFFar Campus Frederico Westphalen?

Eu conhecia administração o Campus do IFFar/FW é perto da minha casa e tem ônibus, isso facilita bastante.

Como está se sentindo fazendo o Curso de Administração no IFFar Campus Frederico Westphalen?

Eu tenho bastante amigos e fico muito feliz com o fato deles terem vontade de aprender libras.

Quais teus planos para o futuro?

O maior sonho é fazer a carteira de habilitação e ser professora de crianças.

Se pudesse fazer um pedido à sociedade sobre as questões que envolvem as pessoas surdas, que pedido seria esse?

Gostaria de que os ouvintes não fiquem falando sem interação com os surdos, pois todos temos vontade de participar das conversas.

Mais alguma coisa que você gostaria de dizer?

O que mais quero agora é me formar eu sei que é difícil mas quero muito.