Página inicial > Frederico Westphalen > IFFar lança curso de Medicina Veterinária no Campus de Frederico Westphalen
Notícias Frederico Westphalen

IFFar lança curso de Medicina Veterinária no Campus de Frederico Westphalen

Publicado em Quarta, 13 de Setembro de 2017, 15h14 | por ASCOM Frederico Westphalen | Voltar à página anterior

Foi realizada na manhã desta quarta-feira, 13, no Instituto Federal Farroupilha Campus Frederico Westphalen durante a abertura da V Mostra Regional de Ciências, a cerimônia de lançamento do curso de Medicina Veterinária do Campus Frederico Westphalen do IFFar. A cerimônia contou com a presença da Reitoria do IFFar, autoridades locais e regionais, comunidade acadêmica e comunidade externa.

“Esse momento de hoje na verdade ele começou em 2011, quando se iniciou na região um movimento organizado por algumas lideranças que aqui estão representadas e por um conjunto de servidores que mobilizaram a comunidade regional com objetivo que fosse feita a migração do então Colégio Agrícola de Frederico Westphalen, que pertencia à UFSM, para Instituto Federal Farroupilha. O propósito dos Institutos Federais são diferentes das universidades, pois os Institutos Federais vem com o propósito de suprir uma demanda local específica, pois parte daquilo que o povo precisa. O curso de Medicina Veterinária entra dentro desse contexto assim somando com o Curso Técnico em Agropecuária”, afirmou a reitora Carla Comerlato Jardim

O novo curso foi aprovado pelo Conselho Superior do IFFar (Consup), em março deste ano, e será oferecido no Campus de Frederico Westphalen já a partir de 2018. Ao todo, serão 40 vagas em período diurno com ingresso via Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

A professora Marceli Milani destacou os motivos de implantação do curso no Campus “O que nos motivou abrir o curso de Medicina Veterinária foi termos há mais de 50 anos no Campus o curso Técnico em Agropecuária, então temos uma tradição nisso e com isso podemos verticalizar o ensino ofertando um curso superior na área. Devemos olhar o território de atuação do Campus Frederico Westphalen, isso nos motivou ainda mais por estarmos em uma região de agricultura familiar e agroindústrias e nós como instituição devemos formar recursos humanos para atuar como protagonistas nessa área tanto na produção animal como dentro de agroindústrias. Pensando em termos de região não temos uma universidade pública com oferta desse curso”.

O curso de Medicina Veterinária é o primeiro das unidades do IFFar. Durante a Semana Integração Campus Comunidade ocorre a Mostra de Cursos do IFFar/FW na qual podem ser tiradas dúvidas sobre os cursos ofertados no Campus, inclusive o de Medicina Veterinária.