Página inicial > Frederico Westphalen > “Adolescência” foi o tema de debate durante a abertura do ano letivo dos servidores no Campus de Frederico Westphalen
Notícias Frederico Westphalen

Publicado em Quarta, 01 de Março de 2017, 13h39 | por ASCOM Frederico Westphalen | Voltar à página anterior

Aconteceu no último dia 13 de fevereiro de 2017 um importante debate organizado pela direção do IFFar/FW para recepcionar os servidores para a semana de retomada das aulas. Inicialmente os servidores e convidados foram recebidos com um café da manhã especial, que foi servido no Salão Social. Em seguida os convidados foram apresentados aos presentes e de imediato iniciaram um debate acerca da temática da Adolescência, faixa etária do qual se encontram a maior parte dos alunos do IFFar/FW, tanto nos cursos integrados ao Ensino Médio como nos cursos de graduação e pós-médio.

Em um primeiro momento a médica psiquiatra Dra. Joana Letícia Carvalho Cordeiro abordou os aspectos biológicos/químicos ligados à adolescência, abordou questões relativas ao sono, explosão hormonal e mudanças físicas ocorridas durante a adolescência. Em seguida a psicóloga do IFFar/Panambi Graciele Dotto Castro fez uma fala com um enfoque na visão da psicologia acerca da Adolescência. Questões ligadas à necessidade de pertencimento/identificação a um grupo ou mesmo a necessidade de desafiar (a si, a família e os professores) foram abordadas em sua fala. Dando continuidade, a assistente social de Taquaruçu do Sul, Isabel Paterno Argenta falou sobre aspectos sociais e familiares que afetam diretamente os adolescentes, em sua fala enfocou também questões ligadas ao Estatuto da Criança e do Adolescente, enfatizando seus direitos e deveres.

Para finalizar, a professora Elizabete Cerutti, autora do livro “Uma Nova Juventude Chegou à Universidade: e Agora, Professor?” abordou questões ligadas ao aprendizado dos adolescentes. Em sua fala fica evidente que é preciso que os professores utilizem metodologias híbridas (mesclando o tradicional e as novas tecnologias) para potencializar o aprendizado dos estudantes e motivá-los para seus estudos. O IFFar/FW agradece a disponibilidade dos profissionais que participaram da abertura do ano letivo e que trouxeram excelentes contribuições.