Página inicial > Frederico Westphalen > Egresso do Colégio Agrícola de Frederico Westphalen palestra sobre a cultura do Tabaco aos discentes do IFFar - Campus FW
Notícias Frederico Westphalen

Publicado em Quinta, 22 de Setembro de 2016, 16h42 | por ASCOM Frederico Westphalen | Voltar à página anterior

Na tarde do dia 21 de setembro de 2016 o Técnico em Agropecuária Germano Luis Bornholdt, formado pelo Colégio Agrícola de Frederico Westphalen (hoje Instituto Federal Farroupilha - Campus Frederico Westphalen) no ano de 2012, proferiu  uma palestra sobre a cultura do tabaco para os alunos do terceiro ano do curso Técnico em Agropecuária - integrado ao Ensino Médio.

Bornholdt, após cursar os três anos do curso em nossa instituição, optou por realizar estagio na empresa Japan Tobacco International - JTI. Após finalizar seu estágio de 10 meses, foi efetivado e hoje é Orientador Agrícola na empresa, atendendo aproximadamente 160 produtores que cultivam 265 ha com a cultura do tabaco. Em sua palestra, abordou assuntos relevantes à cultura como: produção de mudas; preparo do solo; plantio; tratos culturais; colheita; comercialização; integração empresa x produtor e dificuldades do setor.

O convite ao palestrante foi iniciativa da profª Lisandra Pinto Della Flora e teve como objetivo discutir a cultura do Tabaco no meio acadêmico, cultura importante para geração de renda para os produtores rurais, porém, uma cultura polêmica, pois seu produto final é o cigarro. O profº Adão Leonel Corcini, também comentou que momentos como estes devem ser priorizados no Instituto Federal, pois não é todo  dia que se recebe um ex-aluno, hoje colega de profissão e profissional comprometido com os produtores rurais.

O IFFar - Campus FW, através dos professores Lisandra Pinto Della Flora e Adão Leonel Corcini agradecem ao palestrante Germano Luis Bornholdt, pela excelente palestra, e à empresa JTI por proporcionar aos nossos alunos uma ótima tarde de aprendizado.