Página inicial > Frederico Westphalen > Parceria entre Prefeitura de Frederico Westphalen e IFFar/FW oferta curso de formação aos professores da rede municipal
Notícias Frederico Westphalen

Publicado em Quarta, 17 de Março de 2021, 17h32 | por Gabinete FW | Voltar à página anterior

O Campus de Frederico Westphalen e a prefeitura do Município de Frederico Westphalen fecharam uma importante parceria para condução de uma formação, em formato de curso de extensão, para os professores da rede municipal. Toda a formação será desenvolvida por meio de ambiente virtual de aprendizagem e foi intitulada de “Formação Continuada em Tecnologias da Informação e Comunicação - Uma Perspectiva Prática”

A profª. Rosane Maria Loose (Secretária de Educação e Cultura) reitera que tal iniciativa é muito importante para colocar à disposição dos professores um conjunto de ferramentas que podem favorecer o seu fazer pedagógico e o processo de ensino e aprendizagem. Contudo, para além de disponibilizar a ferramenta é preciso desenvolver formação para que, os recursos e sua forma adequada de utilização possam fazer sentido aos professores.

Vivian Donin (Chefe do Setor de Informatização da SMEC) reitera que a habilitação da SMEC para utilização da plataforma Google Workspace for Education começou a ser feita ainda em 2020 e foi um trabalho coletivo da SMEC, Assessoria de Imprensa e o Setor de Informática da Prefeitura. A partir da ativação da plataforma iniciou-se a criação das contas institucionais para todos os professores, coordenadores e diretores das escolas municipais. Paralelo a este trabalho também foram feitas pesquisas diagnósticas junto aos estudantes e seus familiares para avaliar as condições de acesso à internet dos estudantes.

A formação será desenvolvida em dois módulos e abordará temáticas como organização de material digital, configuração e atividades e avaliações, comunicação em ambientes on-line e recursos para trabalho colaborativo e compartilhado. O primeiro módulo será concluído ainda no mês de março e estima-se que em breve a plataforma também seja disponibilizada aos estudantes do município.

Para o IFFar/FW este tipo de iniciativa é muito importante, pois através da extensão universitária permite que a instituição leve respostas às demandas da comunidade regional. Além disso essas parcerias possibilitam espaços de atuação e prática profissional para os estudantes dos cursos de tecnologia e licenciatura do IFFar/FW.

WhatsApp Image 2021-03-17 at 17.22.21.jpeg