Página inicial > Frederico Westphalen > Setor de Saúde desenvolve ações alusivas ao Setembro Amarelo
Notícias Frederico Westphalen

Setor de Saúde desenvolve ações alusivas ao Setembro Amarelo

Publicado em Terça, 01 de Outubro de 2019, 11h26 | por ASCOM Frederico Westphalen | Voltar à página anterior

O Setor de Saúde do IFFar Campus Frederico Westphalen desenvolveu, ao longo do mês de setembro, ações alusivas ao “Setembro Amarelo”, uma campanha de conscientização a prevenção ao suicídio. Pensando nisso, diversas atividades foram realizadas, a fim de promover reflexões quanto à necessidade de buscarmos a prevenção, não somente neste mês, mas sim em todos os períodos do ano.

Como forma de simbolizar o início das atividades, a psicóloga Damaris Wehrmann Robaert juntamente com uma aluna do Ensino Médio, escreveram uma carta sobre empatia ao próximo e em um remetente amarelo entregaram a todos os servidores da Instituição.

No hall de entrada do prédio principal, um painel com decorações em amarelo foi exposto. Nele, continha trechos de depoimentos escritos por estudantes em processo de superação, os quais colaboraram com orientações sobre como ajudar as pessoas. A ação teve como propósito incentivar e valorizar o cuidado da saúde mental, assim como possibilitar um maior entendimento das pessoas quanto às atitudes que podem contribuir para o bem-estar de quem estiver vivenciando momentos de ansiedade e aflição.

“Setembro Amarelo: Combater o Estigma é Salvar Vidas” foi a temática abordada pela Psicóloga Tatieli Peixoto Signori, em uma atividade proposta no dia 18, no Salão Social, para alunos e servidores, os quais também puderam usufruir do espaço para questionar suas dúvidas em relação ao tema. No dia 27, o setor de saúde estruturou um exercício de formação para os servidores do Campus, no enredo “Saúde mental no contexto educacional” conduzido pela médica psiquiatra Joana Leticia Carvalho Cordeiro.

Assim, todas as ações buscaram contribuir para um maior conhecimento a respeito da necessidade de prevenção ao suicídio, que, apesar das altas incidências no Brasil e no mundo, ainda é tão pouco falada e tão permeada de preconceitos.

É necessário informar-se para compreender!