Página inicial > Frederico Westphalen > Curso de Medicina Veterinária realiza seminário sobre o Bem-estar animal
Notícias Frederico Westphalen

Curso de Medicina Veterinária realiza seminário sobre o Bem-estar animal

Publicado em Sexta, 28 de Junho de 2019, 15h16 | por ASCOM Frederico Westphalen | Voltar à página anterior

O Curso de Medicina Veterinária do IFFar Campus Frederico Westphalen realizou nesta sexta-feira, 28 de junho, o seminário em Bem-Estar Animal.

O evento teve como intuito principal a apresentação dos dados das pesquisas realizadas ao longo do semestre pelos alunos do 2º Ano do Curso e concluintes da disciplina de bioclimatologia e Bem-Estar Animal, sob a supervisão do professor Paulo H. Braz. No total, foram realizadas 8 pesquisas com foco nas 5 liberdades do Bem-Estar Animal.

Os acadêmicos utilizaram uma metodologia participativa para a elaboração dos trabalhos e atentaram-se quanto a preocupação com o bem-estar dos animais de produção, companhia, selvagens e de laboratório, os quais foram estudados.

Um animal considerado com alto grau de bem-estar, segundo a Comissão de Ética, Bioética e Bem-estar animal do CFMV é aquele que tem boa saúde e pode expressar seu comportamento natural. O comportamento natural de um cão, por exemplo, inclui cavar; o de um porco, fuçar; o de um pássaro voar.

Além dos estudantes da disciplina de Bem-Estar Animal do 2° Ano, participaram como ouvintes deste seminário os alunos do 1° Ano do Curso de Medicina Veterinária e alunos do 1º Ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio.

O bem-estar animal anda de mãos dadas com o bem-estar humano e de sustentabilidade. É o chamado Bem-estar Único, conceito ligado ao de Saúde Única, que fala da integração entre a saúde e o bem-estar dos animais, seres humanos e condições ambientais.