Página inicial > Frederico Westphalen > Presença de aluno do Campus Frederico Westphalen na V Jornada de Produção Científica da Educação Profissional e Tecnológica da Região Sul
Notícias Frederico Westphalen

Publicado em Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 09h37 | por ASCOM Frederico Westphalen | Voltar à página anterior

Nos dias 7 e 8 de dezembro, o aluno João Antônio Silva Fabrízio do terceiro ano, turma 32, esteve no Instituto Federal Catarinense – Campus Concórdia para apresentar o projeto Meditação na Rotina escolar no IFFAR – Campus Frederico Westphalen na V Jornada de Produção Científica da Educação Profissional e Tecnológica da Região Sul.

A participação na Jornada ocorreu a partir de uma seleção dos projetos premiados na IX Mostra de Educação Profissional e Tecnológica (MEPT) do IFFAR. O projeto coordenado pela professora Kátia Zardo e o professor Adriano Alves Jorge tem como objetivo promover o bem estar psíquico - emocional dos discentes da Instituição.

As práticas de meditação aconteceram durante o ano 2018 nos intervalos do meio dia, duas vezes por semana e no final do expediente também duas vezes por semana no Campus Frederico Westphalen. Foram priorizados os alunos do Campus com dificuldades de aprendizagem, de concentração, com sintomas de depressão e laudos psicológicos e/ou psiquiátricos.

Porém, a coordenadora do projeto Kátia Zardo afirmou que o projeto atingiu não só os alunos do Campus, mas também os servidores da Instituição, servidores terceirizados e os alunos da UFSM – Campus Frederico Westphalen.

Segundo a avaliação de um participante, a Instituição deveria futuramente abrir mais espaços no Campus para a “oficina”, pois o projeto de meditação o ajudou “a não surtar durante o último ano de permanência no IFFAR”.

Nesse sentido, os coordenadores do projeto almejam ampliar o projeto, considerando tempos e espaços dentro e fora do Campus, pois há um aumento diário de jovens com distúrbios relacionados à concentração e aprendizagem, ansiedade e depressão.

IMG_20181208_121500.jpg