Página inicial > Frederico Westphalen > 9ª Edição do EATI – Encontro Anual de Tecnologia da Informação
Notícias Frederico Westphalen

9ª Edição do EATI – Encontro Anual de Tecnologia da Informação

Publicado em Segunda, 12 de Novembro de 2018, 08h13 | por ASCOM Frederico Westphalen | Voltar à página anterior

Aconteceu na semana de 5 a 8 de novembro a 9ª Edição do Encontro Anual de Tecnologia da Informação (EATI). O EATI é uma promoção conjunta do Instituto Federal Farroupilha e da Universidade Federal de Santa Maria que acontece no município de Frederico Westphalen.

O evento se propõe a reunir estudantes e profissionais da área de Tecnologia da Informação para criar um momento de ‘encontro’ e troca de informações.

O evento também tem um caráter científico, e desde a segunda edição recebe trabalhos para avaliação e publicação. Em 2018 o evento recebeu a submissão de 82 trabalhos sendo que 38 foram aceitos para publicação e apresentação. Os trabalhos aprovados são provenientes de diferentes instituições do estado e de fora do estado, por exemplo: IFFar (Alegrete, São Vicente, Santo Augusto, Frederico Westphalen), UFSM (Santa Maria e Frederico Westphalen), UFRGS, CEFET-MG, IFES, UFG, Embrapa, IFSul, IFRS, IFTO, UFES, UFFS, Universidade Federal Rural da Amazônia, URI (Erechim, Santiago e Frederico Westphalen).

Foram registradas 207 inscrições provenientes de 45 municípios, que circularam durante as 4 noites do evento. Na primeira noite (5/Nov) aconteceu a apresentação dos artigos em formatos de plenárias e pôsteres.

Na segunda noite (6/Nov) o prof. Luiz Álvaro de Lima Silva, Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação da UFSM fez uma fala sobre Inteligência Artificial (IA). Em sua palestra o professor enfatizou a utilização de IA em sistemas de simulação.

O prof. Claudio de Castro Monteiro do Instituto Federal de Tocantins trouxe aos participantes, na terceira noite (7/Nov) uma fala sobre as perspectivas da carreira em Tecnologia Informação, falando sobre mitos e desafios.

Para fechar a última noite do evento (8/Nov) tivemos os minicursos:

• ReactJS: por onde eu começo? - com Isadora Possebon da Globo.com.
  • LaTeX: uma poderosa linguagem para codificação de documentos com Victória Simonetti (estudante de Mestrado da UFRGS).
  • Criando uma aplicação com Object Pascal utilizando Lazarus com Amanda Torbes da Nelogica.
  • Ionic - Construindo Aplicações Mobile Multiplataforma com Kamile Anieli Wahlbrinck da Youniverse.

A comissão organizadora agradece aos apoiadores do evento: Prevedello Sistemas, SpeedRS, Digifred, VirtualBit, FarolTI, TcheTurbo, Youniverse e Nelogica. Este apoio fundamental para viabilizar e promover o EATI. Deixamos também um agradecimento especial a todos os participantes e aproveitamos para convidá-los para a edição especial de 10 anos que acontece em 2019.