Ir direto para menu de acessibilidade.

Tradução Portal

ptendeites

Opções de acessibilidade

Página inicial > Prazo_Ouvidoria_Concurso
Início do conteúdo da página

Calendário de Eventos

Prazo_Ouvidoria_Concurso
Sexta-feira, 6. Janeiro 2017, 08:00 - 09:00
Visualizações : 51
por ascom
Denise Olkoski - DIVULGAÇÃO DE RESULTADO - PROVA OBJETIVA EDITAL Nº286/2016

*solicitado subsídios à Fundação CEFET Minas, em 27/12.

De: Denise Olkoski
Data: 23 de dezembro de 2016 21:26
Assunto: DIVULGAÇÃO DE RESULTADO - PROVA OBJETIVA EDITAL Nº286/2016
Para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Venho por meio deste e-mail manifestar inconformidade com o item publicado hoje referente ao resultado final das provas do concurso público para docente do IF Farroupilha regido pelo edital Nº286, DE 30 DE AGOSTO DE 2016 para o cargo de PROFESSOR/BIOLOGIA.

O período para interposição do recursos sobre o gabarito da prova objetiva era de 48 horas após a divulgação do mesmo, sendo que, neste período a questão 30 teve seu pedido indeferido. Porém, em período de recurso sobre a classificação da prova objetiva (RECURSO ESTE QUE NÃO ESTAVA APRESENTADO NO EDITAL) o gabarito foi alterado (sendo que o período para alteração do gabarito já tinha se encerrado). Ainda, o pedido do recurso sobre a questao 30 continua como INDEFERIDO, porém passou a ser contabilizada como ANULADA na classificação dos candidatos. Venho por meio deste:

- solicitar a justificativa sobre anulação da questão 30, assim como foi liberado a justificativa dos demais recursos realizados em tempo hábil e portanto período para contrapor esse resultado (oportunidade igual a que a primeira alteração do gabarito teve).

- contra argumentar a anulação da questão de acordo com as justificativas que seguem:

QUESTÃO 30
O processo de extração e a purificação do DNA genômico compreende vários passos:

a) Lise das células, centrifugação e ressuspensão do DNA.
ALTERNATIVA A INCORRETA. O processo de ressuspensão do DNA ocorre após a sua extração e purificação, não fazendo, portanto, parte do processo de extração e purificação do DNA genômico.

b) Quebra de lipídeos, precipitação do RNA e lise das proteínas.
ALTERNATIVA A INCORRETA. No processo de extração e purificação do DNA não ocorre precipitação do RNA e sim sua lise com adição de RNAse no processo.

c) Lise das células, extração das proteínas mais RNA e precipitação do DNA.
ALTERNATIVA CORRETA.

d) Lise das células, extração de ácidos desoxiribonucleicos e precipitação do RNA.
ALTERNATIVA A INCORRETA. O RNA não é precipitado.

e) Lise das células, extração de lipídeos e desoxiribonucleicos e precipitação do DNA.
ALTERNATIVA A INCORRETA. Desoxiribonucleico é sinonimo de DNA, por isso o mesmo não pode ser extraído e precipitado. No processo de extração e purificação o que ocorre é a eliminação dos outros componente, restando apenas o DNA precipitado no final do processo que só então é ressuspendido.

ANÁLISE GERAL DA QUESTÃO:
Os processo de extração e a purificação do DNA genômico incluem digestão da amostra com lise das célula, lise de lipídeos e proteínas e do RNA (tratamento da amostra com RNAse). Assim, os outros compentes das amostras são destruídos sobrando o DNA que é então precipitado. Depois de precipitado o DNA pode ser lavado pra retirada de outras impurezas, depois de limpo ele é então RESSUSPENDIDO (geralmente em água ou tampão TE), enfatizando assim que o passo de ressuspenção do DNA NÃO É UM PASSO DOS PROCESSOS DE EXTRAÇÃO E PURIFICAÇÃO DO DNA, sendo um passo realizado a posteriore.

Portanto, não há justificativas para ANULAÇÃO da questão 30.

Solicito a confirmação do recebimento deste email,

Att., DENISE OLKOSKI
Fim do conteúdo da página