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Educação a Distância

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Publicado em Quarta, 22 de Fevereiro de 2017, 15h18 | por Administrador EaD | Voltar à página anterior
 

Corpo Docente, Corpo de Tutores, Corpo Técnico-Administrativo e Discentes

Em educação a distância, há uma diversidade de modelos, que resulta em possibilidades diferenciadas de composição dos recursos humanos necessários à estruturação e funcionamento de cursos nessa modalidade.

No entanto, qualquer que seja a opção estabelecida, os recursos humanos devem configurar uma equipe multidisciplinar com funções de planejamento, implementação e gestão dos cursos a distância, onde três categorias profissionais, que devem estar em constante qualificação, são essenciais para uma oferta de qualidade:

  1. Docentes;
  2. Tutores;
  3. Pessoal técnico-administrativo.

É imprescindível a qualificação dos docentes responsáveis pela coordenação do curso como um todo, pela coordenação de cada disciplina do curso, pela coordenação do sistema de tutoria e outras atividades concernentes. É preciso a apresentação dos currículos e outros documentos necessários para comprovação da qualificação dos docentes, inclusive especificando a carga horária semanal dedicada às atividades do curso.

Além disso, a instituição deve indicar uma política de capacitação e atualização permanente destes profissionais.

Um programa de capacitação de tutores deve, no mínimo, prever três dimensões:

  1. Capacitação no domínio específico do conteúdo;
  2. Capacitação em mídias de comunicação; e
  3. Capacitação em fundamentos da EaD e no modelo de tutoria.

O IF Farroupilha contempla:

  • Corpo docente, preferencialmente vinculado à própria instituição, com formação e experiência na área de ensino e em educação a distância;
  • Corpo de tutores com qualificação adequada ao projeto do curso;
  • Corpo de técnico-administrativos integrado ao curso e que presta suporte adequado, tanto na sede como nos polos;
  • Apoio à participação dos estudantes nas atividades pertinentes ao curso, bem como em eventos externos e internos.

Fonte: PDI (2014-2018).

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