Página inicial > Últimas Notícias > Forgep elabora proposta de Adicional de Interiorização e Fixação
Notícias IF Farroupilha

Forgep elabora proposta de Adicional de Interiorização e Fixação

Publicado em Quarta, 11 de Mai de 2016, 16h47 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

No segundo semestre de 2016, o Fórum de Gestão de Pessoas (Forgep) submeterá proposta de Adicional de Interiorização e Fixação de Servidores para apreciação do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Após aprovação pelo Pleno, os resultados serão apresentados aos Ministérios da Educação (MEC) e do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).

Os estudos estão sendo realizados por grupo de trabalho (GT), visando à criação do benefício para os servidores técnico-administrativos e docentes lotados em unidades da Rede Federal localizadas em regiões de difícil acesso e com altos índices de rotatividade da força de trabalho.

De acordo com o coordenador do Forgep, Rafael Gonçalves, diretor de Gestão de Pessoas do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), a gratificação é concedida pelo governo federal a outras carreiras. “Servidores do Ibama e militares já possuem esta política e consideramos justo contemplar também as instituições da Rede Federal, reconhecida por ser amplamente interiorizada”.

Acompanhando de perto as discussões do Forgep, o coordenador da Câmara de Gestão de Pessoas, Cícero Nicácio do Nascimento Lopes, reitor do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), afirma que a intenção é apresentar a proposta ao MEC e ao MPOG ainda em 2016. “É um importante incentivo para a permanência do servidor em cidades mais afastadas dos grandes centros. Portanto, queremos aprofundar os debates e chegar ao melhor resultado possível para que os nossos servidores sejam realmente contemplados”, disse.

Reunião – Os dirigentes de Gestão de Pessoas que compõem o Forgep estiveram reunidos em Brasília nos dias 30 e 31 de março, com a participação do coordenador da Câmara de Gestão de Pessoas do Conif e do reitor do Instituto Federal de Brasília (IFB), Wilson Conciani, anfitrião do encontro. A pauta incluiu temas como o dimensionamento de cargos e funções, banco de professor equivalente, quadro de referência e aprimoramento da carreira de técnico-administrativo em educação (TAE), além da apresentação de experiências exitosas e da participação de representantes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec).

Nova coordenação – Durante a reunião, foi eleita a nova equipe que coordenará o Forgep. Fazem parte da nova composição: Rafael Farias Gonçalves (coordenador-geral – IFNMG), Ivam Holanda de Sousa (coordenador adjunto – IFCE), Beatriz Glória Campos Lago (primeira secretária – IF Sul de Minas), Aguinaldo Tejo Filho (segundo secretário – (IFPB), Fernanda Christina Garcia da Costa (suplente da primeira secretária – IFMT) e Olímpia de Sousa Marta (suplente do segundo secretário – IFMG).

Assessoria de Comunicação do Conif

Assunto(s): ,