Página inicial > Últimas Notícias > Reitoria Itinerante é realizada nesta segunda (11)
Notícias IF Farroupilha

Reitoria Itinerante é realizada nesta segunda (11)

Publicado em Segunda, 11 de Julho de 2022, 13h08 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Diálogos entre gestão e equipes são realizados na reitoria. Na primeira reunião do dia, reitora destacou desafios impostos pela situação orçamentária da rede federal.

reitoriaitinerante_notícia11072022a.JPG

Foto: reitora Nídia Heringer fala sobre contexto orçamentário da educação pública a equipes que compõem o Gabinete.

Para encerrar a programação da Reitoria Itinerante deste primeiro semestre, o IFFar realiza nesta segunda-feira (11) momentos de diálogo entre gestão e servidores da reitoria. Das 8h30 às 17h, a reitora e pró-reitores reúnem-se com as equipes do Gabinete e de cada uma das Pró-Reitorias do IFFar – Administração (PROAD), Desenvolvimento Institucional (PRDI), Ensino (PROEN) Extensão (PROEX) e Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI). Os encontros são realizados no auditório da unidade. Servidores em teletrabalho integral participam virtualmente, por meio de link no YouTube disponibilizado por e-mail.

A primeira reunião do dia foi com servidores ligados ao Gabinete. A reitora, Nídia Heringer, iniciou com o contexto da situação orçamentária do IFFar e da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Conforme a dirigente, em termos de investimentos e de custeio para a manutenção das estruturas, “vivemos um dos piores momentos dos últimos quatro anos”. Apesar de os números do orçamento global do IFFar apresentarem um ligeiro aumento - de R$ 327,17 milhões em 2021 a R$ 335,72 em 2022 - , Heringer esclarece que isso não reflete o dia a dia da instituição: “Quando analisamos unidade por unidade, verificamos um decréscimo”.

Isso porque os orçamentos de investimento (destinado à compra de equipamentos, manutenção ou ampliação da infraestrutura) e o de custeio (despesas para o funcionamento da instituição) pouco mudaram, mesmo com o incremento anual de estudantes. “A única situação que se manteve no MEC foi o que é de direito dos servidores: as progressões que acontecem a cada período da carreira dos docentes e TAEs, e isso gera a variação orçamentária que aparece como crescente", explica a reitora.

2.png

Foto: orçamento anual da reitoria nos últimos anos. Captura de tela da transmissão da reunião.

O quadro acima, apresentado durante a reunião, mostra o orçamento da reitoria de 2018 a 2022. Segundo a reitora, as proporções se aplicam a todas as unidades, que contabilizam, cada uma, deficits de 240 a 380 mil para fechar o ano. As restrições atingem principalmente a Assistência Estudantil, compromentendo desde o fornecimento de alimentação aos estudantes, compra de insumos para aulas e laboratórios, até a realização de eventos.

Além disso, a defasagem no quantitativo de servidores também preocupa. Heringer explica que a Lei Orçamentária Anual de 2022 trouxe a previsão de incremento do quadro funcional. Porém, até agora, não houve essa atualização. No caso do IFFar, a dirigente informa que “somente duas das nossas unidades já alcançaram o número de servidores previstos na lei de criação e expansão da rede federal”.

Na busca por reverter essa situação, a Rede Federal de EPCT tem dialogado com parlamentares antes da votação da Lei Orçamentária Anual 2023. Na semana passada, reitores dos Institutos Federais do RS visitaram 17 dos 31 parlamentares gaúchos no Congresso Nacional para falar da realidade das instituições públicas.

Com a proximidade das eleições, além dos esforços para recomposição do orçamento, outro movimento da Rede é a sensibilização de candidatos e candidatas para as demandas da educação profissional e tecnológica. Para isso, foi elaborado um documento conjunto chamado de "Diretrizes para a Educação Profissional e Tecnológica", que traz 10 objetivos estratégicos para os próximos quatro anos e pode ser acessado nesta página. Conforme Nídia Heringer, reitores e reitoras dos Institutos Federais solicitaram agenda a todos os candidatos à Presidência da República para tratar das pautas constantes no documento nos próximos meses.

Após essa contextualização inicial, servidores e servidoras participantes puderam tirar dúvidas e levantar questões para discussão com os gestores.

A Reitoria Itinerante segue até o final do dia.

Confira a programação completa:

-GABINETE: 08:30 às 09:30 - Participantes: Reitora, Pró-Reitores(as), Chefia de Gabinete, Secretaria Executiva, SECOM, SEGOV, COPSIA, PGF, Auditoria, Ouvidoria.

- PROEX e PRPPGI: 09:30 às 10:30 - Participantes: Reitora, Pró-Reitores(as), Chefia de Gabinete, servidores da PROEX e PRPPGI

- PROAD - das 10:30 às 12:00 - Participantes: Reitora, Pró-Reitores(as), Chefia de Gabinete, servidores da PROAD

- PRDI - 13:30 às 15:00 - Participantes: Reitora, Pró-Reitores(as), Chefia de Gabinete, servidores da PRDI

- PROEN: das 15 às 16:30 - Participantes: Reitora, Pró-Reitores(as), Chefia de Gabinete, servidores da PROEN