Página inicial > Últimas Notícias > IFFar vai produzir álcool gel e doar materiais ao sistema público de saúde
Notícias IF Farroupilha

IFFar vai produzir álcool gel e doar materiais ao sistema público de saúde

Publicado em Segunda, 30 de Março de 2020, 18h16 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O Comitê Institucional de Emergência do IFFar (CIE) realizou sua segunda reunião semanal na última sexta-feira (27). Entre as deliberações, está a produção de álcool gel e a doação de materiais ao sistema público de saúde e a criação de um Comitê de Saúde Mental e Qualidade de Vida. O CIE também reafirmou a manutenção das atividades acadêmicas remotas para todos os cursos do IFFar.

segundareuniaocie

O Instituto Federal Farroupilha vai produzir álcool gel 70% nos laboratórios dos campi Alegrete e São Vicente do Sul, e máscaras de proteção para profissionais de saúde no campus Santa Rosa. Uma parte dos materiais será utilizada pela própria instituição, garantindo um estoque mínimo em cada uma das unidades. O restante será doado ao sistema público de saúde, que também receberá doações de álcool, máscaras e luvas dos estoques hoje existentes nos campi.

Durante a reunião, também foi aprovada a utilização dos laboratórios do IFFar por entidades públicas de saúde para a produção de insumos.

O Comitê de Saúde Mental e Qualidade de Vida em tempos de Covid-19 (nome dado a doença causada pelo novo Coronavírus) terá como membros psicólogos e servidores do IFFar. A criação do comitê foi proposta na primeira reunião do CIE, considerando os efeitos que o isolamento social pode ter na saúde física e mental da comunidade acadêmica.

O CIE também discutiu sobre a situação da pandemia em cada município onde o IFFar tem unidade. Até a data de publicação desta notícia, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, havia 241 casos de Covid-19 confirmados no Estado. Nas cidades onde o IFFar tem unidade, existiam dois casos em Santa Maria, um em Santa Rosa e um em Santiago. Os números oficiais podem ser acessados no site da Secretaria de Saúde do RS.

Atividades acadêmicas remotas do IFFar serão mantidas

O Comitê Institucional de Emergência do IFFar (CIE) também reafirmou a manutenção das atividades acadêmicas remotas para todos os cursos. A manifestação se deu em resposta a um questionamento enviado por alguns professores sobre a pertinência e a viabilidade de se manter à distância o funcionamento de cursos presenciais.

De acordo com o Comitê, a medida se dá em caráter emergencial e não se trata “em hipótese alguma, de Educação a Distância no sentido de Modalidade de Ensino”. As atividades acadêmicas a distância a serem realizadas no período de suspensão das atividades presenciais, de acordo com o CIE são comparáveis aos Estudos Domiciliares. A medida também está amparada pelas portarias nº 343/2020 e nº 345/2020 do Ministério da Educação.

Na última sexta-feira (27), o IFFar disponibilizou um repositório contendo documentos, manuais e orientações para auxiliar alunos e professores a utilizarem o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas do IFFar (SIGAA) e a desenvolverem as atividades remotas. No mesmo dia, a Pró-Reitoria de Ensino emitiu novas orientações sobre a realização de atividades de ensino durante o período de suspensão das atividades presenciais.

Suspensão das atividades presenciais do IFFar - A suspensão das atividades presenciais do IFFar foi definida durante reunião do Colégio de Dirigentes (Codir) no dia 16 de março. Inicialmente previsa para durar três semanas, a suspensão das atividades acadêmicas presenciais passou a ter duração intedeterminada após reavaliação da situação da epidemia, no dia 20 de março. As principais informações institucionais sobre o tema estão sendo publicadas no endereço http://www.iffarroupilha.edu.br/coronavirus.

Comitê Institucional de Emergência do IFFar - o comitê foi criado pela Portaria nº 314/2020. Cabe ao CIE a gestão das ações de enfrentamento à Covid-19 no âmbito do IFFar enquanto perdurar a pandemia. É formado pela reitora, pró-reitores, diretores de campi, coordenadores de Centros de Referência, representantes dos setores de saúde, discentes e Secretaria de Comunicação do IFFar.

Assunto(s):