Página inicial > Uruguaiana > Lançamento do Documentário Quilombo Rincão dos Fernandes
Notícias Uruguaiana

Lançamento do Documentário Quilombo Rincão dos Fernandes

Publicado em Quarta, 28 de Novembro de 2018, 11h24 | por Ascom Uruguaiana | Voltar à página anterior

Dia 26 de novembro foi lançado, em Uruguaiana, o documentário Quilombo Rincão dos Fernandes, na qual é resultado do Projeto de Pesquisa Territórios Negros na Fronteira Oeste: mapeamento dos municípios de São Borja e Uruguaiana. Uma Iniciativa dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígena (NEABI) Campus Avançado Uruguaiana e Campus São Borja. O documentário foi dirigido pelo professor Joel Guindani da Unipampa e a pesquisa foi coordenada por Priscyla Hammerl, Izabel Barbosa e Kauana Amaral. O projeto envolveu alunos bolsistas e voluntários participantes do GT Aiyê, como Camilla Maria Ferreira, Kamyla Mello e Stefani Tobias, as alunas de Gastronomia de São Borja, Carol Belmonte bolsista (FAPERGS) e Laís Quevedo Cortes (bolsista PIBIC -ES), aluna do Técnico de eventos integrado Julia Belmonte (bolsista PIBIC- ET) e a aluna do campus Avançado Uruguaiana de Técnico em Informática concomitante Patrícia Moraes Moreira (PIBIC-ET).

Na ocasião, estava presente a Matriarca do Quilombo, Maria de Castro Moraes acompanhada de filhos, netos e bisnetos. Durante o evento, também, houve a apresentação do trabalho intitulado Resgate da sabedoria popular: plantas medicinais da comunidade Rincão dos Fernandes, de autoria da professora Joana Moreira Moleda e apresentação do Projeto Territorialidades negras, desenvolvido pelas professoras da 10ª CRE, Judith Ovídia e Marlize Greco. É com muita satisfação que agradecemos a presença de todos!