Página inicial > São Vicente do Sul > Campus inicia turmas de EJA Integrada à EPT em Santa Maria
Notícias São Vicente do Sul

Campus inicia turmas de EJA Integrada à EPT em Santa Maria

Publicado em Sexta, 03 de Junho de 2022, 13h00 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

Neste mês de maio, o Instituto Federal Farroupilha está realizando as aulas inaugurais das Turmas de EJA Integrada à EPT – Educação de Jovens e Adultos Integrada à Qualificação Profissional. O projeto é idealizado pelo IFFar, e realizado em parceria com as redes de ensino e prefeituras municipais de Santa Maria, Tupanciretã e Júlio de Castilhos, cidades essas que sediam as turmas.

Os cursos tem por objetivo fortalecer a oferta de ensino público de qualidade, aliando a elevação da escolaridade e a qualificação profissional, especificamente, voltado para o público da Educação de Jovens e Adultos contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional e, no âmbito das comunidades, com os arranjos produtivos locais e as parcerias.

O Campus São Vicente do Sul é responsável pela qualificação profissional nas áreas de Padeiro, Horticultura Urbana, Assistente Administrativo e Operador de Computador, totalizando, até agora, 7 turmas em instituições de Santa Maria/RS, veja abaixo:

• Curso de Padeiro – turmas nas escolas João da Maia Braga e Irmão Quintino;
  • Curso de Horticultura Urbana, na escola Diácono João Luiz Pozzobon;
  • Curso de Assistente Administrativo, nas escolas Duque de Caxias e CAIC Luizinho Degrandi;
  • Curso de Operador de Computador, nas escolas Irmão Quintino e Pinheiro Machado.

Os eventos aconteceram nas escolas sedes das turmas e reuniu a equipe diretiva do Campus SVS, através do diretor geral, prof. Deivid Buttinger Dutra de Oliveira; e do diretor de Ensino, prof. João Flávio Cogo de Carvalho; profª Cléia Tonin, representante da reitoria e coordenadora geral do programa; representantes das prefeituras e secretários da educação dos municípios parceiros, coordenadores das turmas, além de professores(as) dos respectivos cursos, estudantes e familiares.

A oferta dos cursos para o estudante se dará de forma Integrada ao Ensino Fundamental/anos finais – Curso de Educação de jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional e Tecnológica – EJA-EPT através de um único PPC construído coletivamente entre o IFFar e o corpo docente das escolas parceiras. Com duração de 2 anos, os cursos terão carga horária total de 1.600 horas (1.400h de EF + 200 de EPT).

Em junho, nos dias 1 e 2, ocorreram as aulas inaugurais nas escolas Irmão Quintino e Pinheiro Machado.

Notícia atualizada em 03/06/2022, com a insersão das últimas fotos.

Campus Júlio de Castilhos também abre turmas em cidades da região

O IFFar - Campus Júlio de Castilhos também participa do projeto com a abertura de turmas nos municípios de Júlio de Castilhos e Tupanciretã. Nessas cidades, é oferecido o curso de Padeiro, também na modalidade EJA integrada à EPT. A aula inaugural ocorreu no dia 27 de abril no auditório do campus e teve a presença de prefeituras, secretarias, direção do campus, coordenadores do projeto e representantes da Pró-reitoria de Ensino do IFFar.

Saiba mais

O site da Prefeitura Municipal de Santa Maria destacou a parceria com o IFFar, afirmando que os cursos oferecidos na cidade já contavam com 200 alunos inscritos. Leia o texto completo aqui.