Página inicial > São Vicente do Sul > NAC e NEABI lançam podcast sobre arte negra
Notícias São Vicente do Sul

NAC e NEABI lançam podcast sobre arte negra

Publicado em Terça, 30 de Novembro de 2021, 15h21 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

O Núcleo de Arte e Cultura (NAC) e o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI), do Campus São Vicente do Sul, juntamente com o Coletivo Nagô, lançaram neste mês de novembro o 1º episódio do podcast “A Arte tá Preta”.

O projeto pretende ser um espaço de compartilhamento de experiências entre estudantes, egressos/as, servidores e militantes da comunidade sobre a arte negra, no sentido de resgatar as influências africanas das manifestações artísticas e culturais brasileiras e refletir sobre o papel da arte na luta antirracista.

No 1º episódio, a bibliotecária e membro do Coletivo Nagô Laís Costa recebe o egresso Miller Moura para conversarem sobre o samba. Ele aborda a sua relação com o samba, a história, identidade e representatividade negra e apropriação cultural. A logotipo do projeto foi feita por Kaue Gonçalves dos Santos e a edição de som por Bernardo Dorneles, estudantes do campus.

O podcast está disponível no Spotify (ouça aqui) e no Anchor (aqui).

A previsão é que seja lançado um episódio por mês, até o final de 2022.

IFFarCast teve como tema o cinquentenário do 20 de novembro

Aproveitando o Mês da Consciência Negra no IFFar, o tema do sexto episódio do IFFarCast abordou o cinquentenário do 20 de Novembro como Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 2021. O programa pode ser ouvido na plataforma Spotify, através deste link. O IFFarCast é produzido pela Secretaria de Comunicação em parceria com a equipe da WebTV do IFFar.

Saiba mais sobre o Novembro Negro do IFFar aqui.