Página inicial > Santa Rosa > Coordenadora do curso Técnico em Administração EaD, Nuvea Kuhn fala sobre os desafios do ensino técnico em tempos de pandemia no Canal Futura
Notícias Santa Rosa

Publicado em Segunda, 26 de Julho de 2021, 14h13 | por Ascom Santa Rosa | Voltar à página anterior

No último dia 22 de julho, às 20 horas, a professora Nuvea Kuhn  participou do programa Conexão do Canal Futura, que teve como tema “Escolas técnicas em tempo de pandemia”.

Na oportunidade, a professora  Nuvea, Coordenadora do Curso Técnico em Administração EaD do  Campus Santa Rosa, destacou a dificuldade de acesso à infraestrutura e a conexão de Internet por parte dos estudantes em especial neste contexto devido a pandemia COVID-19, o que direcionou a repensar as práticas pedagógicas para que houvesse retenção dos estudantes. Para isso, explanou a preocupação do Curso bem como do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) no que tange ao desenvolvimento de estratégias metodológicas voltadas à formação e capacitação docente a respeito do uso de ferramentas digitais, softwares e trocas de experiências tecnológicas para o desenvolvimento das aulas, bem como a formação dos estudantes diante dos desafios enfrentados e mudanças rápidas que envolveram a adaptação ao  ensino remoto.

A professora Nuvea destacou em sua fala que “o IFFar tem um viés inclusivo e a Assitsência Estudantil, desenvolve ações para dar suporte aos estudantes, como os auxílios de acesso a Internet”. Ainda argumentou sobre a importância de haver suporte constante para a retenção dos estudantes diante de tantos acontecimentos e que incluem a mudança de rotina, por vezes desemprego e a própria vulnerabilidade social do estudante. Destacou sobre a importância de disponibilizar as ferramentas tecnológicas adequadas “para que o estudante consiga se engajar e realizar o curso”.  Neste viés em especial abordou sobre o auxílio à Internet disponibilizado por meio de edital para estudantes em situação de vulnerabilidade social.

Juntamente com  a professora Nuvea, participaram no programa Conexão, Josimeire Evangelista – Diretora da Escola Estadual de Educação Profissional Manuel Abdias Evangelista do Ceará  e Matheus Marques, estudante egresso do IFFar do Maranhão e Diretor da UBES – União Brasileira de Estudantes Secundaristas.

A participação completa consta na plataforma digital e pode ser acompanhada na íntegra  pelo link:  https://canaisglobo.globo.com/assistir/futura/conexao/v/9712822/

Anexos: