Página inicial > Santo Augusto > Estudantes dos cursos técnicos participam de palestra sobre Vida de Estudante
Notícias Santo Augusto

Estudantes dos cursos técnicos participam de palestra sobre Vida de Estudante

Publicado em Quinta, 12 de Mai de 2022, 18h24 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Os estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFFar – Campus Santo Augusto participaram na manhã de hoje, 12 de maio, de palestra com o tema Vida de Estudante, ministrada pelos Sócios Diretores do Totem Vestibulares, Rafael Levy (formação em Matemática e Pedagogia) e Warner Audino Fagundes (formação em Biologia). A atividade foi pensada pelo Núcleo de Saúde Mental da instituição em conjunto com a Coordenação de Assistência Estudantil - CAE.

Os palestrantes realizaram uma conversa com os estudantes, falando sobre os problemas enfrentados na vida de estudante, como: ansiedade, nervosismo, motivação, organização nos estudos, como se preparar para as avaliações, técnicas para se acalmar na hora das avaliações, possibilidade das profissões, Enem e vestibulares. Também apresentaram técnicas e dicas de como controlar crises de ansiedade e trouxeram indicações de sites onde os adolescentes podem buscar ajuda através do trabalho de profissionais, dispostos a ouvi-los em momentos de crise.

Sobre a ansiedade, principal queixa relatada pelos estudantes na volta das aulas presenciais, os palestrantes explicaram que envolve sintomas físicos e psicológicos. Batimentos cardíacos acelerados, respiração ofegante, tensão muscular e náusea são alguns exemplos de sintomas físicos. Já a falta de concentração, irritabilidade e preocupação excessiva são alguns exemplos de sintomas psicológicos. “A quebra desse ciclo inicia quando você se permite vivenciar, um passo de cada vez, essas situações que causam ansiedade”, destacaram os palestrantes.