Página inicial > Santo Augusto > IFFar – Campus Santo Augusto tem projeto aprovado em chamada pública para iniciação tecnológica
Notícias Santo Augusto

Publicado em Quarta, 29 de Setembro de 2021, 23h57 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

O IFFar participou recentemente de chamada pública realizada pelo IFES/SETEC de projetos voltados à promoção da iniciação tecnológica tendo como foco o ensino de programação aplicada para estudantes dos dois últimos anos do ensino fundamental de escolas públicas, associados ao ensino, pesquisa e extensão.

O resultado da Chamada Pública saiu nesta semana, tendo sido aprovados três projetos do IFFar, dentre eles o projeto do Campus Santo Augusto, desenvolvido pelo professor Dr. Adão Caron Cambraia, denominado “Prorobotica: pensamento computacional na Educação Básica”.

A proposta visa a popularização da tecnologia e computação no Ensino Fundamental através do desenvolvimento de atividades de programação e robótica para utilização em sala de aula e oferta de curso a distância, para mais de 600 estudantes da Educação Básica, com a temática “Computação e Programação na Educação Básica”, através de encontros presenciais em cada módulo. Cada cidade beneficiada possui voluntários que desenvolverão as atividades presenciais.

O projeto será desenvolvido em cinco módulos (com três encontros presenciais ou semipresenciais), seguidos por projetos de aprendizagem no ciberespaço. Como o foco será a comunicação digital, grande parte das atividades, vídeos, exercícios e tutoriais serão encaminhados em formato virtual e o encontro presencial será para problematização, resolução de dúvidas e apresentações dos projetos desenvolvidos (sala de aula invertida). As atividades presenciais serão desenvolvidas pelos voluntários e colaboradores externos de cada cidade com apoio dos monitores.

Segundo o professor Adão, as atividades deverão ter início em outubro, com a formação dos multiplicadores (equipe do projeto e voluntários). “Esse processo será a ‘alma’ do projeto, pois esses professores serão responsáveis pelas atividades que serão desenvolvidas com os alunos nas escolas de 8º e 9º anos. Os voluntários estarão presentes nas escolas com auxílio da equipe (presencial ou remotamente). As atividades acontecerão nos municípios de Santo Augusto (367 estudantes), Nova Ramada (50 estudantes) e Passo Fundo (210 estudantes)” destaca o professor.

Projetos Selecionados Chamada IFES