Página inicial > Santo Ângelo > Campus Santo Ângelo participa da VII Mept em Panambi
Notícias Santo Ângelo

Campus Santo Ângelo participa da VII Mept em Panambi

Publicado em Segunda, 17 de Outubro de 2016, 17h31 | por Ascom Santo Ângelo | Voltar à página anterior

Nos dias 7 e 8 de outubro ocorreu, no IFFAR - Campus Panambi, a VII Mostra da Educação Profissional e Tecnológica. Este é um evento promovido pelo Instituto Federal Farroupilha destinado a divulgação das produções acadêmicas nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e inovação da instituição, e conta com a participação de estudantes, servidores docentes e técnicos administrativos, abrangendo toda a comunidade escolar, bem como, a comunidade local e regional. O objetivo da MEPT é oportunizar um espaço para exposição, apresentação e discussão de trabalhos, estudos e resultados de projetos realizados.

No primeiro dia de evento Ocorreu a BugCup, uma competição de programação que envolve cursos técnicos e superiores da área das tecnologias. O campus Santo Ângelo participou com duas Equipes mistas, classificadas na eliminatória local ocorrida durante a II Pré-Mept no dia 14 de setembro. As equipes classificadas foram:

- Falha Catastrófica: Daniel da Veiga, Fabrício Esmerio, e Giovani Bruno Sengbusch.

- Os Impossíveis: Sérgio Gedi Ribeiro, Robson Maleschik Sobrinho e Edson Luís Bruxel.

No segundo dia de evento, no período da manhã, o público acompanhou a palestra com o professor Gustavo Reis intitulada: Conhecimento, criatividade e inovação. Durante a tarde foi feita a apresentação de trabalhos nas modalidades: oral e pôster, nos campos de pesquisa, ensino e extensão, bem como a Mostra de Inovação e Torneio de Lançamento de Foguetes. O campus Santo Ângelo participou com a apresentação de diversos trabalhos, na modalidade pôster foram:

- Desenvolvimento do protagonismo social do conselho municipal de Saúde,

Apresentador: Cleberson Pedro Gonçalves dos Santos (aluno);

Orientador: Elias Adams (TAE).

- A preservação do patrimônio cultural imaterial de uma comunidade rural de Santo Ângelo

Apresentador: Samuel Müller Forrati (aluno do curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet – 4º semestre);

Orientadora: Maria Aparecida Lucca Paranhos (docente)

- Atuação do técnico em enfermagem para promoção da saúde e prevenção de doenças em crianças escolares

Apresentadoras: Brígida Ferreira Konrad e Karina Moraes Rodrigues (alunas do curso Técnico em Enfermagem – 4º semestre).

Orientadora: Sandra Maria de Mello Cardoso (docente)

- Fortalecendo o aprendizado da disciplina de Banco de Dados por meio de materiais didáticos,

Apresentador: Anderson Daniel Stochero (aluno do curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet – 4º semestre);

Orientadora: Karlise Soares Nascimento (docente).

- TPhE: Aplicativo para aulas teóricas de Educação Física

Apresentador José Vitor Calegaro (aluno do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática – 2º ano);

Orientadora: Karlise Soares Nascimento (docente).

- Atividades lúdicas com idosos: promovendo saúde e qualidade de vida em uma Instituição de Longa Permanência

Apresentadora: Dionara de Fatima do Nascimento (aluna do curso Técnico em Enfermagem – 4º semestre);

Orientadora pela Professora Margot Agathe Seiffert (docente).

Os trabalhos selecionados como apresentação oral foram:

- Perfil de Saúde dos educandos do IF Farroupilha Campus Santo Ângelo: Um Estudo De Corte.

Apresentadora: Débora Rohden (aluna do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática – 2º ano);

Orientadora: Larissa Zanetti Theil (docente).

- Softwares Aplicativos do LibreOffice – Praticidades e Utilidades. O trabalho foi classificado em terceiro lugar na modalidade projeto de extensão.

Apresentadora: Bruna de Moura (aluna do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática – 2º ano);

Orientadora: Andréa Pereira (docente).

Quanto à mostra de Inovação participou o projeto do campus Santo Ângelo:

- Desenvolvimento de Sistemas Interativos através da Plataforma Arduino

Apresentador: Giovani Bruno Sengbusch (aluno do Curso Técnico Subsequente em Informática para Internet – 2º semestre);

Orientador: Fábio Weber Albiero (docente).

Foi também promovido o III Encontro de Lideranças Estudantis no campus Panambi, onde líderes de diretórios acadêmicos e grêmios estudantis de todos os campi do IFFAR se reuniram para tratar de questões como: mobilização centralizada em defesa da educação na Reitoria e ocupações em cada campus manifestando o repúdio dos alunos contra as novas medidas do Governo Federal como, por exemplo, a PEC 241.  O Campus Santo Ângelo foi representado pela vice-presidente do Grêmio Estudantil, Juliana da Rosa – aluna do 2º ano do Curso Técnico Integrado em Estética – PROEJA.

Os encontros são organizados pelas lideranças de cada campus com o apoio da Coordenação de Assistência Estudantil dos campi e Reitoria, e acontecem com determinada periodicidade de acordo com as demandas dos alunos. O objetivo geral desses encontros é fortalecer a comunicação e reivindicações entre os alunos de todos os campi no intuito de compartilhar realidades e unir forças visando um bem maior, a Instituição como um todo. Em fase de finalização, como concretização deste objetivo, está a criação de um Diretório Central dos Estudantes do IFFAR. Para isso, o estatuto que rege o diretório está em fase de finalização pelos alunos e em breve será oficializado, oportunizando uma comunicação contínua e abrangente não só dos estudantes do IFFAR, mas também de outras representações estudantis para que possam juntos lutar pelos mesmos interesses, uma educação pública, gratuita e de qualidade.