Página inicial > Panambi > Inscrições Enem 2019
Notícias Panambi

Inscrições Enem 2019

Publicado em Quinta, 14 de Março de 2019, 09h35 | por Ascom Panambi | Voltar à página anterior

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou as datas da edição de 2019 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro, dois domingos.

As inscrições para o Enem 2019 deverão ser feitas entre os dias 6 e 17 de maio, pela internet. Poderão se inscrever estudantes que concluíram ou que estão cursando o ensino médio.

Os pedidos de isenção da taxa de inscrição poderão ser realizados entre os dias 1 e 10 de abril.

Quem pode pedir isenção no Enem?

> Estudantes que estão no terceiro ano do ensino médio em escolas públicas: ao informar que você está matriculado no último ano do ensino médio de uma escola pública, o sistema concede isenção automática. Vale lembrar que não é possível mudar os dados de escolaridade e socioeconômicos após feito o preenchimento no período de solicitação.

> Participantes que se enquadrem na Lei Federal nº 12.799/2013: essa categoria é para estudantes de escolas públicas ou bolsistas integrais de colégios particulares que tenham renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa.

> Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico): os inscritos no CadÚnico são amparados pelo Decreto nº 6.135/2007, que concede isenção para participantes com renda familiar de meio salário mínimo por pessoa ou renda familiar total de até três salários mínimos.

> Participantes do Encceja: quem fez o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos e conseguiu a certificação para ensino médio tem direito à isenção.

O valor da taxa de inscrição e outras informações sobre o exame serão divulgadas no Edital do Enem 2019, em março. No ano passado, a taxa foi de R$ 82.

Pedidos de isenção/justificativa
: 1 a 10 de abril

Inscrições: 6 a 17 de maio

Provas

3 de novembro: Redação; Linguagens e Códigos; Ciências Humanas

10 de novembro: Matemática; Ciências da Natureza

O Enem é hoje a principal via de acesso a instituições públicas de ensino. No IFFar – Campus Panambi, é necessário realizar o Enem para concorrer a uma vaga em 6 cursos superiores.

> Ciências Biológicas (licenciatura – manhã)

> Química (licenciatura – noite)

> Automação Industrial (tecnólogo – noite)

> Processos Químicos (tecnólogo – manhã)