Página inicial > Júlio de Castilhos > “A Inclusão Social por meio do lixo a partir da atuação das associações e cooperativas de catadores na região de Júlio de Castilhos"
Notícias Júlio de Castilhos

Publicado em Terça, 04 de Abril de 2017, 08h29 | por Ascom Júlio de Castilhos | Voltar à página anterior

O projeto “a inclusão social por meio do lixo a partir da atuação das associações e cooperativas de catadores na região de Júlio de Castilhos" teve início a partir de uma reunião realizada no Instituto Federal Farroupilha – Campus Júlio de Castilhos – com a comunidade do Bairro São João do Barro Preto – Júlio de Castilhos. Nessa reunião foi discutida qual a melhor forma do Instituto contribuir para a comunidade local – qual a contribuição que os projetos de extensão poderiam fazer para modificar para melhor a situação do bairro vizinho.

Nesse momento, a comunidade informou que um dos grandes problemas enfrentados no bairro era a questão da coleta de lixo, assim como o desencontro entre a coleta da Prefeitura e da associação de catadores de lixo do município. Logo, chegou-se a conclusão que, em primeiro momento, deveria ser criado uma pessoa jurídica para representar a comunidade.

Assim, uma das primeiras ações do presente projeto foi a construção junto com o bairro de sua associação de bairro. Foram realizados diversos encontros, todos sendo realizados no sábado, pelo turno da tarde, em que se realizou a votação para o presidente e sua chapa.

Posteriormente, depois a elaboração do estatuto, registrou-se o mesmo em cartório e assim nasceu a associação de bairro São João do Barro Preto. Após, realizou-se uma reunião com o prefeito de Júlio de Castilhos e seu secretário do meio ambiente, no qual os mesmos se mostraram abertos a realização de ações no sentido de sincronizar a coleta de lixo no bairro com as associações do município. Procurou-se as associações, sendo que das existentes, apenas a ACASMAR mostrou interesse. Elaborou-se cartilhas e cartazes para conscientizar a população e, no próximo passo do projeto, será realizada a efetivação das propostas discutidas no decurso do projeto.

O projeto nasceu no eixo de Gestão e Negócios e foi desenvolvido pelo professores Roberto Oliveria Weber, Mariangela Amaral e Silva, Paulino Varela Tavares, Franciane Cougo da Cruz Ceretta, Enio Grigio, Rosangela Oliveira Soares Lanes, Siomara Cristina Broch, Camila Coletto e Luci Ines Schumacher junto com  as alunas Jaqueline Telles Mocelin, Luciane Pereira Ajala e Marcia Maria Berger.

Anexos: