Página inicial > Júlio de Castilhos > Campus Júlio de Castilhos na Final da 14ª Olimpíada Nacional em História do Brasil
Notícias Júlio de Castilhos

Publicado em Sexta, 24 de Junho de 2022, 11h43 | por Gabinete JC | Voltar à página anterior

O Campus Júlio de Castilhos foi classificado para a grande final da 14ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), que será realizada nos dias 20 e 21 de agosto, na cidade de Campinas.

A ONHB é organizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e possui uma proposta inovadora de estudar história do Brasil. Tem um formato original, que valoriza o trabalho em grupo e o esforço coletivo. É realizada por equipes compostas por 4 pessoas: 3 estudantes e o professor de história da instituição de ensino. É realizada em seis fases on-line, com duração de uma semana cada, onde são respondidas questões e tarefas que abordam temas relevantes do passado e do presente a partir de documentos históricos, imagens, mapas, textos acadêmicos, músicas e pesquisas inéditas. Após as fases on-line (eliminatórias) é realizada a grande final presencial nas dependências da Unicamp.

História.jpeg

Na 14ª ONHB estavam inscritas 18 mil equipes de todo o Brasil e 320 foram classificadas para a fase final. O Rio Grande do Sul começou com 513 equipes e somente 2 foram classificadas para a grande final.  A equipe finalista do campus Júlio de Castilhos é formada pelos alunos João Guilherme Silveira Piovesan, Lauren de Oliveira Santos e Lucas Costa de Oliveira, do segundo ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, orientada pelo professor Ênio Grigio.

O Campus participou da Olimpíada com 09 equipes e obteve um excelente desempenho, pois 06 delas chegaram até a 6ª fase (semifinal). O Rio Grande do Sul tinha 17 equipes semifinalistas e 06 delas eram de Júlio de Castilhos. Resultado do empenho, da dedicação e do comprometimento de nossos estudantes.

Os estudantes do Campus Júlio de Castilhos estarão na Unicamp representando o Instituto Federal Farroupilha e o Rio Grande do Sul na fase final da 14ª Olimpíada Nacional em História do Brasil. Parabenizamos e desejamos sucesso à equipe.

Vai ter bandeira do IFFar  Campus Júlio de Castilhos em Campinas!

Texto: Ênio Grigio