Página inicial > Alegrete > Egressa do curso de Ciências Biológicas tem artigo aceito em uma das melhores revistas científicas do mundo
Notícias Alegrete

Publicado em Terça, 13 de Julho de 2021, 13h50 | por Ascom Alegrete | Voltar à página anterior

Gerda Cristal Villalba Silva é egressa do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFFar - Campus Alegrete e acaba de ter o artigo "The AIMe registry for artificial intelligence in biomedical research" aceito em uma das revistas científicas mais importantes do mundo, a Nature Methods.

A egressa estudou no IFFar - Campus Alegrete entre 2011 e 2015 e, em 2018, tornou-se mestra em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente, é estudante de doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular da mesma instituição.

euuu.jpg

Cristal, que sempre quis ser cientista, conta que enquanto criança, nos anos 90, desejava ser astronauta quando adulta. A inspiração se deu através do programa de televisão que ela assistia na época - "O Mundo de Beakman" - o qual abordava experimentos químicos divertidos e lúdicos. "O tempo passou e minha paixão pela ciência, especificamente Biologia, só aumentou. Eis que entrei na graduação, e entre a Microbiologia e a Genética, escolhi seguir a pós-graduação em Genética. Desde então, até o meu doutorado, eu pesquisei como que ferramentas computacionais poderiam nos ajudar a desvendar mecanismos fisiopatológicos de doenças raras, como a deficiência de biotinidade e as mucopolissacaridoses. No doutorado, eu utilizo técnicas de Inteligência Artificial e Aprendizagem de Máquina para tentar entender os mecanismos do dano neurológico nas MPS tipo I, II, IIIB e VII", conta Cristal.

nature.PNG

O artigo intitulado “The AIMe registry for artificial intelligence in biomedical research”, surgiu em um evento de Biologia Computacional, onde diversos pesquisadores da área, inclusive Cristal, se juntaram para pesquisar como poderiam construir diretrizes para avaliar as ferramentas computacionais. "Dessa forma, resumidamente, o artigo é um checklist para aplicação de Machine Learning/ Inteligência Artificial em áreas biomédicas. Serve para guiar o planejamento do experimento seguindo os parâmetros que estão no nosso banco de dados. Ou, então, para avaliar quão dentro desses parâmetros um trabalho já publicado está", explica a doutoranda.

O artigo está previsto para ser publicado em setembro e já pode ser acompanhado através do link Nature Methods e o site da ferramenta pode ser consultado neste link https://aime-registry.org/

É o IFFar formando, qualificando e inspirando profissionais.

Assessoria de Comunicação