Página inicial > LICENCIANDOS DE MATEMÁTICA APRESENTAM ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS
Notícias Frederico Westphalen

Publicado em Quarta, 14 de Dezembro de 2022, 11h10 | por Gabinete FW | Voltar à página anterior

Nos dias 12 e 13 de dezembro estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do IFFAR Campus Frederico Westphalen apresentaram as atividades desenvolvidas nos Estágios Curriculares Supervisionados desenvolvidos no segundo semestre letivo do ano de 2022.

Dos vinte estudantes que apresentaram seus trabalhos, dez cursam o sexto semestre do curso e desenvolveram atividades de regência na disciplina de Matemática em turmas dos anos finais do ensino fundamental. Os demais, estudantes do oitavo e último semestre do curso, desenvolveram atividades nas aulas de Matemática do ensino médio.

O curso de Licenciatura em Matemática do IFFar Campus Frederico Westphalen também desenvolve um subprojeto do Residência Pedagógica, programa de incentivo à formação de docentes no qual licenciandos do curso desenvolvem atividades em escolas de educação básica, mediante a concessão de bolsas da CAPES e o aproveitamento de carga horária nos Estágios Supervisionados. Os estudantes que integram este programa farão a apresentação das suas atividades em outros momentos.

Os estágios supervisionados do Curso de Licenciatura em Matemática do IFFar ocorrem a partir do quinto semestre do curso. Quando do início do estágio supervisionado, o estudante passa por um período de observação, que consiste em uma avaliação participativa em que o formando irá integrar-se ao cotidiano da escola, para que possa familiarizar-se com o processo pedagógico real, desde instalações, projeto político-pedagógico e atividades didáticas dos professores e alunos. Após a observação realizada pelo formando, o período de regência do estágio supervisionado compreende atividades específicas de sala de aula em que o estagiário pode desenvolver habilidades inerentes à profissão docente, com supervisão do professor orientador do estágio.