Página inicial > Curricularização da extensão e da pesquisa é tema de reunião na Reitoria
Notícias IF Farroupilha

Curricularização da extensão e da pesquisa é tema de reunião na Reitoria

Publicado em Segunda, 18 de Março de 2019, 10h18 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Na última quinta-feira (14), na Reitoria, membros de todas as unidades do IFFar participaram de reunião sobre a curricularização da extensão e da pesquisa na instituição.

O encontro, conduzido pela Pró-reitora de Extensão, Raquel Lunardi, teve como objetivo a apresentação da proposta de cada campus, que elencou, de forma autônoma, um curso em nível técnico e um curso em nível superior, para executar o processo de curricularização no ano de 2019.

A curricularização da extensão e da pesquisa significa a inclusão da extensão e da pesquisa na matriz curricular dos cursos. O Plano Nacional de Educação (PNE), que determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional no período de 2014 a 2024, na Meta 12, estratégia 12.7, prevê "assegurar, no mínimo, 10% do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária, orientando sua ação, prioritariamente, para áreas de grande pertinência social".

A Portaria nº 1.350, que homologa o Parecer do Conselho Nacional de Educação/CES nº 608/2018, da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, instituindo as Diretrizes para as Políticas de Extensão da Educação Superior Brasileira, corrobora a determinação do PNE 2014 - 2024.

De acordo com os documentos legais, a curricularização da extensão será obrigatória para o ensino superior. No IFFar, por decisão institucional, a curricularização da extensão e da pesquisa acontecerá não só no ensino superior, mas também em nível médio, com a finalidade de oferecer mais oportunidades de qualificação aos estudantes e fortalecer a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão.