Página inicial > Últimas Notícias > Projeto de Extensão do IFFar recebe reconhecimento da Apusm
Notícias IF Farroupilha

Projeto de Extensão do IFFar recebe reconhecimento da Apusm

Publicado em Sexta, 10 de Novembro de 2023, 16h23 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O projeto de extensão “Comunicando Ações Socioambientais: projeto sustentabilidade na prática”, coordenado por uma professora do IFFar – Campus São Vicente do Sul, recebeu homenagem durante Jantar Baile do Dia do Professor promovido pela Associação dos Professores Universitários de Santa Maria (Apusm).

Anexos:

projetoIFFarapusm notícia10112023

Foto: professora Vanessa Almeida (no centro), junto com professores da UFSM homenageados no Jantar Baile da Apusm (crédito da foto: Apusm)

Coordenado pela professora Vanessa Almeida da Silva, o “Comunicando Ações Socioambientais” é um projeto de extensão que agrega diversas iniciativas com o objetivo geral de “promover a sensibilização social e ambiental, envolvendo a interdisciplinaridade do ensino, pesquisa e extensão no IFFar – Campus São Vicente do Sul”.

Entre as iniciativas que compõem o projeto, está o “Pilares para a Conexão Sustentável”, que auxilia catadores de municípios, e o ensino de práticas sustentáveis, como a coleta de resíduos e a compostagem. Também partiu do projeto a criação de uma cartilha (acesse o documento nos anexos dessa notícia) destinada a professores de escolas públicas do ensino fundamental com o objetivo de disseminar práticas e materiais didáticos entre os estudantes.

Confira a lista de projetos vinculados ao “Comunicando Ações Socioambientais”:

• Pilares para a Conexão Sustentável – coordenado pela professora Simoni Bochi Dorneles;
  • Uso da Mosca Soldado Negro na Decomposição de Resíduos Orgânicos – desenvolvido pela professora Ana Lúcia Ribeiro;
  • Não Alimente a Lixeira – coordenado pela nutricionista Carlise Prevedello;
  • Projeto “Sustentabilidade na Prática: cartilha” – coordenado pelo professor Gustavo Machado da Costa e pela professora Cláudia Alves dos Santos;
  • Diálogos Sustentáveis – coordenado pelas estudantes Ethianne Ferreira, Gabriele Perssolo e Karine Franco e pelo estudante Henrique da Rosa, sob orientação da professora Eliziane Dávila.

Jantar Baile da Apusm – de acordo com a Apusm, o Jantar Baile do Dia do Professor ocorre anualmente no dia 15 de outubro para celebrar o trabalho dos professores e promover uma integração. Durante os jantares, a diretoria da Apusm homenageia projetos com o objetivo de reconhecer profissionais e práticas acadêmicas notáveis. Em 2023, foram reconhecidos três projetos de extensão, um deles vinculado ao IFFar e outros dois à UFSM. Leia a reportagem completa no Informativo da Apusm (Edição 49, de outubro de 2023).

Secom – com informações da Apusm