Página inicial > Últimas Notícias > IFFar aprova projetos de Indicação Geográfica em edital do MEC
Notícias IF Farroupilha

IFFar aprova projetos de Indicação Geográfica em edital do MEC

Publicado em Terça, 22 de Fevereiro de 2022, 15h59 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Dois projetos coordenados por servidores do Instituto Federal Farroupilha foram aprovadas em Chamada Pública do Ministério da Educação (MEC). A chamada prevê financiamento de projetos de Indicação Geográfica através de pagamento de bolsas para pesquisadores e alunos.

notíciaindicaçãogeográfica22022022

O registro de Indicação Geográfica é conferido a produtos ou serviços característicos do seu local de origem por terem identidade única em função de recursos naturais usados - como solo, vegetação, clima - e o processo de fabricação.

A Chamada Pública nº 63/2021 da Setec/MEC selecionou até 30 projetos de Identificação Geográficas da Rede das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.  No total, foram selecionados 26 projetos. Entre eles, dois do IFFar:

• Salame de Santo Ângelo - RS, coordenado pelo servidor do campus Santo Ângelo, Ivan Jacson Preuss, aprovado em 12º lugar no Eixo I
  • Käsekuchen de Panambi (Bolo de queijo fresco), coordenado pela servidora do campus Panambi, Ana Paula dos Santos Agertt, aprovado em 6º lugar no Eixo II

Os projetos selecionados receberão bolsas destinadas a pesquisadores de R$1.100,00 a R$2.200,00, por até 12 meses. O edital também prevê bolsas de R$400,00 para estudantes.

Confira a lista completa dos projetos aprovados neste link.

O IFFar realizou uma seleção interna de projetos a serem submetidos à seleção do MEC através do Edital nº 332/2021.