Página inicial > Últimas Notícias > Aluna do Campus Panambi representa o IFFar no “Meninas na Ciência” em Brasília
Notícias IF Farroupilha

Aluna do Campus Panambi representa o IFFar no “Meninas na Ciência” em Brasília

Publicado em Terça, 21 de Agosto de 2018, 08h09 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

Com um grupo de meninas, a aluna do Campus Panambi, Karine Gehrke Graffunder criou um site que utiliza jogos para o ensino de biologia. As regras e os materiais necessários para os jogos estão disponíveis para download.

Imagem para destaque

A aluna do Campus Panambi Karine Gehrke participa de evento em Brasília

Karine Gehrke Graffunder, representou o IFFar no VI Desafio de Projetos “Meninas na Ciência”, evento realizado entre 7 e 10 de agosto, no CONECTA IF 2018, em Brasília. A aluna de Licenciatura em Ciências Biológicas foi selecionada devido à participação em um projeto de pesquisa na área de Entomologia Agrícola, que testou plantas com potencial para atuarem como bioinseticidas, o qual lhe rendeu o reconhecimento de trabalho destaque na Mostra de Educação Profissional e Tecnológica do IFFar em 2017.

O “Meninas na Ciência” objetivou fomentar a participação de estudantes do sexo feminino em um evento de ciência e tecnologia cujo desafio consistiu em criar formas inovadoras de ensino de química, física, matemática e biologia para estudantes de Ensino Médio. No total, participaram 41 meninas, entre 16 e 27 anos de idade, cada uma representando um dos IFs do Brasil.

Após serem divididas em grupos, de acordo com as áreas de formação, as meninas participaram de uma imersão de quatro dias, cujo resultado foi a criação de diferentes recursos para o ensino das ciências, de acordo com cada uma das áreas específicas.

Karine participou do grupo de biologia, que apresentou dois projetos baseados em gamificação, que consiste em aplicar o conceito dos jogos ao cotidiano. Para Karine, a experiência de criar algo novo para o ensino das ciências foi algo muito gratificante, cujos resultados alcançados “só foram possíveis porque cada integrante do grupo contribuiu com seus conhecimentos e experiências (muitas da Iniciação Científica) para que fosse construído um bom projeto enquanto grupo".

Em outubro, ela participará da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, também realizada em Brasília, com o objetivo de apresentar o resultado do Desafio de Projetos “Meninas na Ciência”, testando os protótipos desenvolvidos com os participantes do evento.

Conheça o site e faça o download dos jogos

O grupo de Karine criou o site “Science4All”, que disponibiliza jogos que podem ser utilizados como recursos didáticos para ensinar diferentes conteúdos. Um dos jogos é o “DNA Connect”, que aborda conteúdos relacionados à genética biomolecular, que trabalha as ligações entre as bases nitrogenadas para montar a molécula de DNA/RNA, formando as proteínas. O outro jogo chama-se “Descontágio”, que aborda de forma dinâmica e divertida as zoonoses de importância para as diferentes regiões do território brasileiro

O “DNA Connect” e “Descontágio” estão disponíveis para download e podem ser usados por docentes do Ensino Médio. Todos os jogos podem ser elaborados com materiais de fácil acesso e baixo custo.

Link para acesso: http://docente.ifsc.edu.br/renato.simoes/science4all/descontagio/index.html