Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Ouvidoria > Apresentação
Início do conteúdo da página
Ouvidoria

Apresentação

Publicado em Quinta, 04 de Fevereiro de 2016, 16h20 | por Assessoria de Comunicação | Voltar à página anterior

A Ouvidoria do Instituto Federal Farroupilha é o órgão de assessoramento administrativo da Reitoria encarregada de viabilizar a comunicação entre a comunidade (acadêmica ou externa) e as instâncias administrativas e pedagógicas do Instituto, visando à melhoria dos processos institucionais e o aperfeiçoamento dos processos democráticos com transparência. O atendimento da Ouvidoria é realizado conforme as normas que regem as ouvidorias no Serviço Público federal, com discrição e sigilo quanto à identificação dos usuários, procurando atuar com agilidade, pautando-se nos princípios da imparcialidade, da transparência, da constitucionalidade e da legalidade de seus atos.

A Ouvidoria recebe as manifestações (solicitações, sugestões, reclamações, denúncias e elogios) dos cidadãos, analisa, orienta e encaminha às áreas responsáveis pelo tratamento ou apuração do caso.

Tipos de manifestação

  • Sugestão: proposição de ideia ou formulação de proposta de aprimoramento de políticas e serviços prestados pela Administração Pública federal;
  • Elogio: demonstração ou reconhecimento ou satisfação sobre o serviço oferecido ou atendimento recebido;
  • Solicitação: requerimento de adoção de providência por parte da Administração;
  • Reclamação: demonstração de insatisfação relativa a serviço público; e
  • Denúncia: comunicação de prática de ato ilícito cuja solução dependa da atuação de órgão de controle interno ou externo.

 

Canais de atendimento e informação

 

registrado em:
Assunto(s): ,
Fim do conteúdo da página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha
Rua Esmeralda, 430 - Faixa Nova - Camobi - CEP 97110-767 - Santa Maria - Rio Grande do Sul. Telefone: (55) 3218-9800