Página inicial > São Vicente do Sul > #CampusSeguro: Equipe Diretiva articula ações em prol da segurança escolar
Notícias São Vicente do Sul

#CampusSeguro: Equipe Diretiva articula ações em prol da segurança escolar

Publicado em Quarta, 12 de Abril de 2023, 11h31 | por Ascom São Vicente do Sul | Voltar à página anterior

Na manhã desta quarta-feira, dia 12 de abril, a equipe diretiva do Campus São Vicente do Sul esteve reunida com Luis Fernando Fernandes Medeiros, responsável da empresa terceirizada que atua na segurança da unidade, para alinhamento de estratégias preventivas que visam à preservação da seguridade interna da instituição.

Na conversa, o diretor geral Deivid Buttinger Dutra de Oliveira entregou ao representante o Memorando Circular nº 76/2023 (instituído em 11 de abril), que traz orientações procedimentais em situações de risco à integridade física de estudantes e servidores do IFFar. O documento trata, por exemplo, sobre o acolhimento e a averiguação da situação de risco/denúncia, assim como encaminhamentos internos quando constatado possíveis riscos.

DSC 2898

(da esq. para direita: Gilson Parodes, diretor DAD; Luis Fernando Medeiros, responsável vigilância; Deivid Dutra, diretor geral; João Flávio Cogo, diretor de Ensino, e Paulo Deon, diretor DPDI)

O Gabinete da Direção Geral também enviou ofícios para a Delegacia de Polícia Federal de Santa Maria, Delegacia de Polícia Civil e Brigada Militar de São Vicente do Sul a fim de manifestar a preocupação com os recentes ataques e ameaças em instituições educacionais; e sinalizar proativamente a cooperação entre as entidades no que se refere à troca de informações e ao compromisso com os serviços de inteligência das respectivas unidades policiais.

IFFar organiza medidas para garantir segurança da comunidade acadêmica

Na mesma data, a instituição criou o Grupo de Trabalho (GT) para Diagnóstico das Violências, que tem o objetivo de projetar ações, monitorar riscos e organizar protocolos para as mais diversas situações de violência que venham a ser identificadas nas unidades.

O IFFar também lançou a campanha “Não se cale”, incentivando a comunidade acadêmica a compartilhar informações sobre quaisquer suspeitas de possíveis ameaças e ataques contra a segurança da instituição.

Não se cale! Se você está ciente de possíveis ameaças e ataques contra a escola, comunique imediatamente!

Informe à gestão de sua unidade a presença de pessoas com comportamento atípico ou movimentações estranhas no interior do campus e seu entorno ou que possam ter acessado a instituição.

Outros canais de denúncia podem ser acionados:

- Por telefone: Polícia Civil 197 e Secretaria de Segurança Pública 181;
- Por WhatsApp: Polícia Civil do RS (51) 98444-0606;
- Ministério da Justiça e Segurança Pública em parceria com SaferNet Brasil https://www.gov.br/mj/pt-br/escolasegura

Ressalta-se que disseminar notícias falsas em redes sociais é crime passível de punição de 15 dias a seis meses de prisão, pois trata-se de uma contravenção penal.

Matérias, pesquisas, artigos e cartilhas sobre violência podem ser acessadas na página do Comitê de Não Violência do IFFar.

Cartaz campanha não se cale.jpg

Foto: imagem do cartaz da campanha "Não se cale".