Página inicial > São Borja > Curso de Gastronomia promove palestra com Chef Guilherme Retamoso
Notícias São Borja

Curso de Gastronomia promove palestra com Chef Guilherme Retamoso

Publicado em Quarta, 06 de Junho de 2018, 20h05 | por Ascom São Borja | Voltar à página anterior

Guilherme que é são-borjense, veio passar uns dias em São Borja e aproveitou para conhecer a infraestrutura do curso de Tecnologia em Gastronomia do IFFar, e ficou feliz com o que viu.

siteFoto: Guilherme Retamoso em palestra no restaurante-escola do IFFar

Nessa segunda-feira (4) o Curso de Tecnologia em Gastronomia promoveu uma palestra com Guilherme Retamoso, que é sub-chefe do Restaurante Açougue Central, em São Paulo, o qual, faz parte da rede de restaurantes do Chef Alex Atala, um dos mais reconhecidos Chef de Cozinha no mundo.

Aproveitando sua permanência na cidade, foi convidado pela professora do curso Aline Roque, para compartilhar um pouco de sua experiência com os alunos de Tecnologia em Gastronomia e alunos do curso Técnico em Cozinha. Guilherme demonstrou interesse em saber sobre a metodologia praticada no curso, o que está sendo trabalhado com os alunos e as questões de sazonalidade, de regionalismo e Brasil. Conforme relatou, quando saiu de São Borja, doze anos atrás, nem imaginava que poderia ser implantado no município uma instituição federal de ensino que ofertasse o curso de Gastronomia.

Durante a palestra, realizada no restaurante-escola no prédio da Gastronomia, Guilherme falou sobre a paixão que tem pela área, que sempre se imaginou usando uma dõlma e que a faculdade foi muito importante para toda questão de higiene, conhecimento de técnicas, hierarquia, enfim, foi fundamental para seu aprendizado. No entanto, ressaltou que além da parte acadêmica, no ramo da Gastronomia, trabalhar na área faz toda a diferença e que a área em si não é esse glamour que a mídia passa. "O Brasil precisa de mais cozinheiros e menos chefs”, destacou.

De acordo com Guilherme é necessário se esforçar muito e o trabalho é muito gratificante, principalmente quando alguém agradece pelas emoções e felicidades que o profissional proporciona através de um prato. O Chef destacou a importância de conhecer a matéria prima e valorizar o pequeno produtor, pois do contrário, tudo será industrializado.

Para a professora do curso de Gastronomia, Aline Roque, que organizou a atividade, a conversa de Guilherme Retamoso com os alunos foi motivadora. “Os alunos adoraram e, com certeza, puderam se questionar enquanto profissionais da área sobre as inúmeras mudanças que a gastronomia é responsável, tanto nas escolhas alimentares como na valorização da alimentação na sociedade atual”, ressaltou Aline.

Trajetória

Guilherme Retamoso tem formação como Cozinheiro Chef Internacional e Pâtissier pela Universidade do Vale Itajaí (UNIVALI/SC). Estagiou no D.O.M, restaurante de Alex Atala, em São Paulo. Após o estágio foi convidado a fazer parte da equipe. Depois disso trabalhou em alguns restaurantes em Pernambuco, com o chef André Saburó, Fernando de Noronha (RJ) e depois foi para a Europa, onde passou algum tempo na Espanha e trabalhou com os irmãos Roca no El Celler de Can Roca, considerado um dos melhores restaurantes do mundo. Retornou ao Brasil e está trabalhando novamente com Alex Atala no Açougue Central.