Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > São Borja > Inscrições Abertas para o Curso Técnico em Cozinha Proeja
Início do conteúdo da página
Notícias São Borja

Inscrições Abertas para o Curso Técnico em Cozinha Proeja

Publicado em Quarta, 16 de Novembro de 2016, 18h01 | por Ascom São Borja | Voltar à página anterior

Estão abertas até o dia 01 de dezembro, as inscrições para o Processo Seletivo 2017, nos cursos técnicos de nível médio integrados do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA).

 

Foto: Alunos do curso de Cozinha atuando em evento

 

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 01 de dezembro nos campi do IF Farroupilha.

 

Confira o edital com todas as informações.

 

O candidato às vagas ofertadas no Processo Seletivo PROEJA 2017, não realizará prova de conhecimentos, uma vez que a seleção será realizada por meio de duas etapas: análise do formulário de inscrição e participação em palestra de esclarecimentos no campus.

 

Curso Técnico em Cozinha Proeja

O Campus São Borja oferta o Curso Técnico em Cozinha Proeja, com 35 vagas.

O profissional Técnico em Cozinha, de modo geral, no Instituto Federal Farroupilha, recebe formação que o habilita para atuar na organização da cozinha, na seleção e no preparo da matéria-prima.

Participa da elaboração e organização dos pratos do cardápio e executa cortes e métodos de cozimento utilizando as práticas de manipulação de alimentos.

Opera e mantém equipamentos e maquinário de cozinha; armazena diferentes tipos de gêneros alimentícios e controla estoque, consumo e custos.

Além disso, estará apto a pré-preparar os alimentos de acordo com métodos básicos de cortes e cocção, preparar e decorar alimentos e pratos para o serviço podendo atuar em empreendimentos de produção de alimentos e bebidas.

O curso tem duração de 03 anos de forma integrada ao ensino médio, sendo realizado no período noturno.

Na sua grade curricular apresenta disciplinas normais do ensino médio como português, matemática, história, geografia entre outras e disciplinas da área técnica do curso como habilidades básicas de cozinha, cozinha brasileira e internacional, noções de panificação e confeitaria, técnicas de bebidas, organização de banquetes e bufês.

 

Diferencial do Curso: infraestrutura física de excelente qualidade com equipamentos de última geração na área da gastronomia e disciplinas com enfoque na cozinha regional brasileira e do sul do país.

No campus há uma instalação somente para os Cursos Técnicos em Cozinha e Curso Superior de Gastronomia, um prédio de 1008m² equipado com Cozinha Didática (1 cozinha), Restaurante-Escola (capacidade para 120 pessoas), Laboratório de Habilidades Básicas, Cozinha Didática que atende o Restaurante-Escola, Laboratório de Panificação, Laboratório de Confeitaria e Laboratório de Bebidas e Enologia.

 

Projeto pedagógico: Acessar

 

Inscrições

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 1º de dezembro no Campus São Borja do IF Farroupilha, no Setor de Registros Acadêmicos (SRA), das 08h às 22h

Para concorrer a uma vaga, o candidato deverá:

(1) ter concluído o Ensino Fundamental ou estudos equivalentes;

(2) não ter concluído o Ensino Médio;

(3) ter, no mínimo, 18 anos de idade completos até a data da matrícula;

(4) preencher o Formulário de Inscrição e entregá-lo no campus;

(5) participar de palestra de apresentação do curso, no dia 1º de dezembro, no campus em que realizou sua inscrição.

O Processo Seletivo prevê reserva de vagas para pessoas com deficiência e estudantes de escolas públicas. Todos os cursos ofertados pelo Instituto Federal Farroupilha são 100% gratuitos.

 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Fim do conteúdo da página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha
Rua Esmeralda, 430 - Faixa Nova - Camobi - CEP 97110-767 - Santa Maria - Rio Grande do Sul. Telefone: (55) 3218-9800