Página inicial > Santo Augusto > Cupcake wars: misturando saberes, acrescentando criatividade e produzindo conhecimento
Notícias Santo Augusto

Publicado em Quinta, 05 de Julho de 2018, 18h20 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Os alunos do 2º ano do curso técnico em Administração integrado ao ensino médio, do IFFar Campus Santo Augusto, participaram na terça-feira, dia 03 de julho, da 3ª Cupcake Wars (Guerra dos Cupcakes), organizada pela professora de língua Inglesa, Miquela Piaia.

Para a realização da atividade os estudantes tiveram que utilizar conhecimentos das disciplinas de Rotinas Administrativas: uso de etiqueta social e profissional adequada, relações com público, administração do tempo, comunicação e oratória e ética e trabalho em equipe; Fundamento de Marketing e Vendas: para aplicar técnicas adequadas de vendas e atendimento, visando a satisfação e fidelidade do cliente; Gestão de Pessoas: puderam praticar os princípios empreendedores, utilizando  as potencialidades de cada um, como motivação e liderança; Fundamentos da Administração: organizaram o empreendimento fictício criando a sua estrutura, dividindo a equipe em cargos e responsabilidades; Língua Portuguesa e Literatura: uso da linguagem, comunicação e interação; e Língua Inglesa: desenvolveram competências discursivas de leitura, escrita e oralidade em língua estrangeira – inglês, auxiliando no crescimento pessoal, profissional e crítico do aluno dentro da sociedade.

Além de criar uma confeitaria com um slogan exclusivo e um cupcake especial, os alunos elaboram a apresentação da receita e modo de preparo, bem como, a propaganda do cupcake em língua inglesa e um cenário físico para a exposição. A turma foi dividida em oito equipes, que tiveram ao todo 2h30 para a execução das receitas e preparação do cenário.

Foram convidados para julgar a atividade os professores Téoura Benetti, Stéphane Dias, João Paulo Massoti, Edevandro Sabino,  Lizandra Forgiarini Lucca, Michel dos Santos e Márcia Fink, a técnica de laboratório Luciana Adolpho e a publicitária Graziele Sperotto, os quais preencheram uma planilha escrita em língua inglesa e avaliando os quesitos sabor, textura, apresentação, cobertura e criatividade. O grupo vencedor será conhecido no dia 10/07.

Segundo a professora Miquela, foram elaborados lindos cenários na atividade, realizadas excelentes apresentações e produzidos deliciosos cupcakes. “Integrar conteúdos de várias disciplinas, proporcionando que dialoguem através de uma atividade desenvolvida, enriquece a aprendizagem, tornando-a mais eficaz, prazerosa e desafiadora”.

A terceira edição da Cupcake Wars contou com a participação de 8 equipes:

- Cupcake House que trouxe o Paçocake com a temática das festas juninas;

- Arabella, cupcake  "Interstellar"; temática de músicas e o Universo.

- Alma de crianças, cupcake "doce piquenique", temática do universo infantil.

- Sweet Life, cupcake "Cup Soccer" que homenageou os grandes craques do futebol;

- Alpha Confectionary, cupcake " Blue Sky" trouxe a temática do seriado Breaking Bad;

- Paraíso dos Doces, cupcake "Little Unicorn", temática festa de crianças.

- Café Literatura, cupcake "Vanilla and Walnuts, apresentou a combinação de doces, com café e uma boa leitura.

- Soldier Ball, cupcake "Brazilian", com a temática da Copa do Mundo;