Página inicial > Santo Augusto > Pesquisa estuda "Efeitos da época de semeadura na produtividade e qualidade do trigo"
Notícias Santo Augusto

Publicado em Quarta, 27 de Junho de 2018, 19h06 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

O professor do IFFar - Campus Santo Augusto, Dr. Eduardo Anibele Streck, está coordenando o projeto de pesquisa "Efeito da época de semeadura nos componentes de produtividade e qualidade em trigo", tendo como coordenador adjunto o professor Dr. Ricardo Paraginski e como bolsistas os alunos do curso superior de Bacharelado em Agronomia Douglas Jacoboski e Felipe Ferrazza.

O projeto, apoiado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Fundação de Amparo a Pesquisa do Rio Grande do Sul / PROBIC – FAPERGS, está sendo implementado na área experimental e no Laboratório de Fitotecnia do Campus Santo Augusto, e também no Campus São Vicente do Sul.

Segundo o professor Eduardo, em virtude do atual cenário de necessidade de altas produtividades no trigo, aliado a expansão de seu cultivo, a inferência da época de semeadura mais adequada para cada cultivar e para cada região apresenta fundamental importância. “Necessitamos o aprimoramento das cultivares em destaque no cenário nacional, buscando a otimização da época de semeadura mais adequada aos fatores genéticos intrínsecos de cada cultivar, como seu ciclo cultural e interação com às condições de clima e solo”, explica o professor.

Na tarde da última sexta-feira, dia 22 de junho, os estudantes do 2º ano do curso técnico em agropecuária, participaram, dentro da disciplina de Infraestrutura I, ministrada pelo professor Carlos Fernando Toescher, de uma atividade do projeto, ao acompanharem o processo de semeadura de diferentes cultivares de trigo. Nessa aula, os alunos puderam verificar algumas etapas importantes no processo de semeadura de trigo, como profundidade e velocidade, bem como regulagens e manutenções para uma boa efetividade de semeadura à campo.

A pesquisa visa atingir várias esferas, na pesquisa através da ampliação da gama de informações para a região celeiro do Rio Grande do Sul; na extensão, tem-se por objetivo realização de dia de campo, para troca de informações; no âmbito do ensino, se busca a integração da obtenção de conhecimentos práticos com a disseminação da cultura de inovação científica e tecnológica, proporcionado assim, a participação de estudantes de nível técnico e de graduação da instituição.

IMG 20180622 WA0012

IMG 20180622 WA0017