Página inicial > Santo Augusto > Professores e alunos do IFFar – Campus Santo Augusto realizam pesquisa sobre intenção de compra para o Natal
Notícias Santo Augusto

Publicado em Quarta, 13 de Dezembro de 2017, 14h58 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Mais uma vez os professores do Eixo de Gestão e Negócios do IFFar – Campus Santo Augusto realizam pesquisa de opinião junto ao público de Santo Augusto, desta vez visando conhecer a intenção de compras dos presentes para o Natal.

A pesquisa foi coordenada pela professora e pesquisadora Ms. Maira Fátima Pizolotto, com a colaboração da professora e pesquisadora Ms. Simone Ceretta, com apoio dos alunos voluntários do Curso Técnico em Administração, Andressa Boni, Thaís Dutra, Talia Hornung, João Victor Oliveira, Mariana Stival e Fernanda Montagner.

Na manhã de ontem, as professoras Lizandra Forgiarini Lucca e Simone Ceretta, juntamente com a aluna Andressa Boni, foram até a Rádio Querência para divulgar os resultados da pesquisa.

Pesquisa de Natal

Foram entrevistados 107 consumidores no dia 04 de Dezembro de 2017, em áreas centrais do município, cujo perfil predominante foi o público feminino (73%), casados (38%) e pertencentes a geração X entre 38 a 57 anos (38%).

O resultado revela que 85% irão ou pretendem comprar algum presente no Natal de modo que 7% ainda se mostra indeciso. Nas compras, 62% irá presentear de duas a cinco pessoas; 19% de seis a dez pessoas; 13% apenas uma pessoa e 7% mais de 11 pessoas de seu convívio pessoal. Dos entrevistados, 89% irão efetuar suas compras no município de Santo Augusto, 9% através da internet e 2% em outras cidades.

Quando questionados sobre o que planejam comprar, a maioria aposta nos presentes mais tradicionais como: vestuário (59%), doces/flores/livros (10%), calçados (9%), perfumes/cosméticos (5%), aparelhos eletrônicos (3%), joias/relógios (1%) e outros (12%).

Referente ao valor a ser investido no presente, 24% pretendem gastar de R$ 51,00 a 100,00 reais; 22% pretendem investir R$151,00 a 300,00; 21% pretendem gastar 101,00 a 150,00 e 24% acima de 300,00, valor bem significativo para a atual conjuntura econômica. As formas de pagamento preferidas apontadas pelos consumidores são: o pagamento à vista (em dinheiro) para 41%, parcelado no cartão de crédito 20% e, efetuar compras no crediário da loja 15%.

As professoras Maira e Simone, consideram os resultados positivos, pois se percebe que houve uma pré-disposição maior dos consumidores em presentear, assim, como no valor a ser gasto, quando comparado a outras pesquisas de datas comemorativas. O Natal é considerado a data mais significativa em termos de volume de vendas, o que aumenta a expectativa dos lojistas, garantindo maior relevância aos dados relativos ao comportamento de compra. “Constata-se que, não importa o setor, com as festas natalinas todo lojista sai beneficiado e, ainda, como a maioria pretende pagar à vista, consegue-se garantir um bom retorno financeiro no curto prazo”, destacam as professoras.

A professora Simone ressalta, que o atendimento de excelência pode ser determinante no momento da escolha do consumidor referente a qual empresa comprar, por isso, vale investir na qualificação dos colaboradores e no diferencial do ambiente de loja para conquistar o cliente.