Página inicial > Santo Augusto > Início das atividades do Grupo de Estudos sobre Comunicação não Violenta
Notícias Santo Augusto

Início das atividades do Grupo de Estudos sobre Comunicação não Violenta

Publicado em Quinta, 21 de Março de 2024, 15h19 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

O IFFar – Campus Santo Augusto está promovendo, um Grupo de Estudos sobre Comunicação Não Violenta (CNV), por meio de um projeto para o Programa Institucional de Desenvolvimento – PIDes, coordenado pela Diretora Geral Márcia Fink, tendo como colaboradoras, Teoura Benetti, Sandra Olivia Meckel Azambuja, Marileia Gollo, Deyse Lily Kuhn Class.

As atividades do grupo iniciaram na tarde de ontem, 20 de março, no gabinete da Direção, com a participação online da Pedagoga que atua na Reitoria do IFFar, Nádia Beatriz Cassani Belinazo, a qual realizou a fala inicial de abertura dos trabalhos do grupo de estudos, explicando sobre a CNV e as resoluções que embasaram o projeto.

Apresentação Nádia

Apresentação Nádia 4

O projeto tem por objetivo promover a formação de servidores do Campus Santo Augusto, com embasamento teórico e prático, viabilizando reflexão, conscientização e possibilidade de implementação da Comunicação Não Violenta, buscando estabelecer  relações mais acolhedoras e harmoniosas nestes espaços, também Conhecer os conceitos – Dimensões, Princípios e Aplicabilidade da Comunicação Não Violenta, para o embasamento de intervenções nas relações intrapessoais e interpessoais na resolução de conflitos bem como sensibilizar os servidores para a prática da CNV.

A proposta do PIDes levou em consideração os apontamentos da avaliação realizada pela Gestão do Campus Santo Augusto no final de 2023, onde apareceu como ponto positivo relações cordiais, leveza e bom trato com as pessoas, e também a necessidade do desenvolvimento de ações previstas na Resolução CONSUP n° 071/2018, de 30 de Outubro de 2018 que Estabelece a Política de Não Violência do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, bem como, ações previstas na Resolução CONSUP nº 117.2022 que aprova a Política Institucional de Extensão para a Educação em Direitos Humanos (PEEDH) do Instituto Federal Farroupilha.

A formação será organizada e desenvolvida de forma híbrida, ou seja, presencial/virtual, utilizando a ferramenta do google meet. A fundamentação teórica básica serão os escritos de Rosenberg Marshall. A proposta consiste numa aliança entre a necessidade de difusão das práticas restaurativas e de formação continuada de servidores sobre os temas concernentes à não violência.

Espera-se que ao final da formação, os participantes tenham conhecimentos acerca da CNV e que se sintam estimulados e seguros para imprimir melhores formas de ouvir e expressar os sentimentos e necessidades e que inspire condutas inclusivas, acolhedoras e não violentas no Campus. Promovendo também uma comunicação mais harmoniosa e construtiva em todas as áreas da vida, criando habilidades não apenas de resolver, mas também evitar que conflitos se instaurem.

Participantes do Grupo